Indústria
Porsche. Novo ano, novos recordes de vendas, receita e lucros
A Porsche parece estar imune às várias crises que têm assolado a indústria automóvel, como os resultados recorde de 2021 comprovam.

Numa conferência online à qual a Razão Automóvel pôde assistir, Oliver Blume, Diretor Executivo da Porsche AG, e Lutz Meschke, Vice-Presidente do Conselho de Administração e Membro do Conselho de Administração para Finanças e IT, apresentaram os resultados de 2021 da Porsche AG e há motivos para festejar.
Afinal de contas, as crises passam e a Porsche AG parece imune a elas como comprovam os recordes de vendas, receita e resultado operacional alcançados no ano passado.
Comecemos pelas vendas. Pela primeira vez na sua história a Porsche ultrapassou a marca das 300 mil unidades, alcançando as 301 915 unidades entregues, um novo recorde.
A NÃO PERDER: É a mais rápida do mundo. Conduzimos a nova Porsche Taycan Sport Turismo
Número que correspondeu a um volume de vendas de 33,1 mil milhões de euros, mais 4,4 mil milhões do que em 2020, representando um crescimento de 15%.
Os best-seller da Porsche
Como seria de esperar, os best-seller da Porsche foram os seus SUV. Do Macan venderam-se 88 362 unidades e do Cayenne foram entregues 83 071.
No último lugar do pódio ficou o elétrico Taycan, que, com 41 296 unidades, viu as vendas duplicar, ultrapassando o icónico 911. Ainda assim, o 911 alcançou as 38 464 unidades vendidas, também um novo recorde.

Outro dado interessante revelado nesta conferência diz respeito ao «peso» dos modelos eletrificados (elétricos e híbridos plug-in) nas vendas da Porsche na Europa que foi de praticamente 40%.
O mercado individual que registou o maior volume para a Porsche foi, sem surpresa, a China, com quase 96 mil unidades vendidas, um aumento de 8% face a 2020.

Também nos Estados Unidos da América as vendas da Porsche cresceram 22%, subindo para pouco mais de 70 mil unidades.
Já na Europa as vendas também cresceram 7%, alcançando as 86 160 unidades. Só na Alemanha, por exemplo, as vendas cresceram 9% para quase 29 mil unidades.
Vendas recorde, lucros também
Além das vendas recorde, também o lucro operacional nunca foi tão alto: 5,3 mil milhões de euros, superando o valor do ano anterior em 1,1 mil milhões de euros (+27%).
Valores que se traduzem num retorno operacional sobre as vendas de 16%, superando os 14,6% em 2020.
Sabe responder a esta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
C88. Fica a conhecer o “Dacia Logan” da Porsche para a ChinaEm cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
C88. Fica a conhecer o “Dacia Logan” da Porsche para a ChinaMais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL