Notícias Honda e Sony juntas. Vai nascer uma nova marca automóvel

Indústria

Honda e Sony juntas. Vai nascer uma nova marca automóvel

Uma joint venture inédita entre a Honda e a Sony com o objetivo de desenvolver e produzir automóveis elétricos. O primeiro chega em 2025.

honda sony

Uma, a Honda, tem ambiciosos planos para a sua eletrificação. A outra, a Sony, nos últimos tempos tem alimentado rumores acerca da sua possível entrada no mundo automóvel.

Agora, as duas gigantes nipónicas decidiram unir esforços e anunciaram a criação de uma joint venture cujo objetivo é muito simples: desenvolver e produzir automóveis elétricos.

Além disto, o memorando de entendimento entre as duas empresas prevê ainda a oferta de vários serviços de mobilidade, que ainda não foram definidos.

A NÃO PERDER: Shogo é um pequeno Honda com a missão de criar sorrisos
SONY Vision S 02
Já há algum tempo que a Sony anda a alimentar os rumores de que vai entrar no mundo automóvel.

Chega em 2025

Desta joint venture deverá nascer também uma nova marca, que ainda não tem uma designação oficial, e cujo primeiro modelo deverá chegar ao mercado já em 2025.

Segundo um porta-voz da Honda, esta nova marca automóvel deverá comercializar os seus modelos nos EUA, no Japão e na Europa, mas os locais para a produção dos modelos ainda não foram definidos.

Honda E
Honda E. © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Acerca desta nova marca, o diretor executivo da Honda, Toshihiro Mibe afirmou que, inicialmente, será pequena, ressalvando ainda que esta joint venture com a Sony talvez seja “uma abordagem sem precedentes”.

Embora a Sony e a Honda sejam empresas que compartilham muitas semelhanças históricas e culturais, as nossas áreas de especialização tecnológica são muito diferentes (…) Portanto, acredito que esta aliança que reúne os pontos fortes das duas empresas oferece grandes possibilidades para o futuro da mobilidade.

Toshihiro Mibe, diretor executivo da Honda

O que cada empresa vai fazer

Como é habitual nestas joint venutre, cada empresa vai levar o seus pontos fortes para este novo negócio. Assim, a Honda vai contribuir com a sua experiência na produção automóvel (particularmente ao nível das carroçarias) e no campo do serviço pós-venda.

Já a Sony trará para esta joint venture  “a sua experiência no desenvolvimento e aplicação de tecnologias de imagem, telecomunicações, de redes e entretenimento”.

A nova empresa vai planear, projetar e desenvolver os modelos, mas não vai controlar as linhas de produção, com essa a função a ficar a cargo da Honda.

Está ainda previsto que este veículo utilize uma plataforma de serviços de mobilidade desenvolvida pela Sony.

Para já nenhuma das duas empresas revelou quaisquer detalhes acerca das especificações do primeiro modelo da nova marca automóvel.

Sabe esta resposta?
Em que modelo se baseava o Honda Crossroad?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Não estão a ver mal. Este Discovery é mesmo um Honda
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Não estão a ver mal. Este Discovery é mesmo um Honda