O filtro para partículas dos pneus da Audi não é instalado no automóvel

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Poluição

O filtro para partículas dos pneus da Audi não é instalado no automóvel

O filtro desenvolvido pela Audi e a Universidade Técnica de Berlim pretende evitar que as micropartículas emitidas pelos pneus poluam os oceanos.

Ciente de que nem só de gases de escape são feitas as emissões dos automóveis, a Audi uniu-se à Universidade Técnica de Berlim no desenvolvimento de um filtro para «atacar» as emissões de partículas derivadas do desgaste regular dos pneus.

Apesar de ser um tema pouco abordado, a verdade é que as emissões de partículas que resultam do desgaste dos pneus podem ser 1000 vezes superiores às emissões de partículas dos gases de escape dos automóveis.

Além disso, estas partículas são também uma importante fonte de poluição dos oceanos. Sempre que chove, a água que vai para as sarjetas transporta aquelas partículas, acabando por levá-las até aos cursos de água e depois até ao mar.

A NÃO PERDER: Como capturar as partículas dos pneus? Estes estudantes têm uma solução
Audi filtro particulas de borracha
Esta imagem mostra como funcionam os filtros desenvolvidos pela Audi e pela Universidade Técnica de Berlim.

Para resolver isso, desde 2020 que a Audi e a Universidade Técnica de Berlim têm trabalhado num filtro específico para captar estas partículas. O aspeto mais curioso da solução encontrada é que este não é instalado nos automóveis em si, mas no sistema de escoamento de águas pluviais.

Filtrar antes de chegar ao mar

Designados “URBANFILTERs”, estes filtros são colocados em vários pontos do sistema de escoamento e em laboratório não só conseguiram captar as partículas de borracha como captaram ainda beatas ou microplásticos.

Agora, o sistema tem estado em testes numa rua particularmente movimentada de Berlim e os primeiros resultados são promissores.

Segundo Daniel Venghaus, um investigador do Departamento de Gestão de Águas Urbanas daquela universidade, “em testes o sistema já captou partículas de borracha com entre 20 e 1000 micrómetros (µm) de tamanho em condições de chuva fraca e média”.

Agora o objetivo passa por tornar os filtros eficazes em situações de chuva forte e garantir que estes conseguem funcionar um ano sem qualquer tipo de manutenção ou limpeza.

Acerca deste projeto, Rüdiger Recknagel, diretor da Audi Environmental Foundation, afirmou: “o nosso objetivo passa por adotar ações preventivas sempre que possível para que menos microplásticos estejam presentes no meio ambiente”.

Sabe responder a esta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Audi A4?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Audi A4 faz 25 anos. Todas as gerações do Audi mais vendido de sempre

Mais artigos em Notícias