Notícias Um dos novos diretores de corrida da Fórmula 1 é português

Desporto motorizado

Um dos novos diretores de corrida da Fórmula 1 é português

Eduardo Freitas vai «partilhar» as funções de diretor de corrida com o alemão Niels Wittich. Os dois sucedem a Michael Masi.

Red Bull Honda 2021 Max Verstappen

Depois de uma época recheada de polémicas e decisões controversas, Michael Masi foi removido pela FIA da posição de diretor de corrida da Fórmula 1 e o seu lugar vai ser ocupado pelo português Eduardo Freitas e pelo alemão Niels Wittich.

A decisão da FIA surge no rescaldo da investigação ao polémico final do GP de Abu Dhabi e passa a implementar um sistema rotativo para a direção das provas de Fórmula 1.

Assim, Eduardo Freitas, atual diretor de corrida do WEC, e Niels Wittich, antigo diretor de corrida do DTM, vão assumir o cargo de diretor de corrida em fins de semana alternados.

A NÃO PERDER: Da Boavista ao Algarve. Os 4 circuitos que receberam o GP de Portugal de Fórmula 1

Quem é Eduardo Freitas?

Uma das figuras mais respeitadas na FIA, Eduardo Freitas está há muito ligado ao mundo da competição automóvel, em particular às provas de resistência, sendo o «maestro» das 24 Horas de Le Mans.

A primeira vez que desempenhou as funções de diretor de corrida foi em 2002 nos campeonatos FIA GT e ETCC. Já em 2012 chegou a diretor de corrida do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), funções que tem desempenhado desde então.

As restantes mudanças

Além dos dois novos diretores de corrida, a FIA atribuiu ainda a Herbie Blash o cargo de conselheiro permanente de Eduardo Freitas e Niels Wittich. Antigo vice-diretor de corrida, Herbie Blash tem já uma longa experiência na Fórmula 1.

VEJAM TAMBÉM: Serão assim os monolugares de Fórmula 1 em 2022. O que muda?

Por fim, e para evitar episódios como os que «mancharam» algumas provas da temporada anterior de Fórmula 1, a FIA não só proibiu as comunicações diretas entre as equipas e o diretor de corrida, como instaurou um novo sistema de controlo de prova virtual.

 

Sabe esta resposta?
Em que ano é que a Renault conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1?