Arranque a Frio. Sabiam que o Fiat Multipla teve uma «segunda vida» na China?

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Arranque a Frio

Sabiam que o Fiat Multipla teve uma «segunda vida» na China?

Conhecido por vários nomes, o Fiat Multipla chinês era produzido pela Zotye e até teve direito a uma versão elétrica.

Comercializado na Europa entre 1998 e 2010, o Fiat Multipla nunca foi um modelo consensual ou um enorme sucesso de vendas. Por isso, foi com alguma surpresa que descobrimos que teve uma «segunda vida» na China.

Produzido na China pela marca local Zotye, o Zotye Multiplan (e depois M300) resultava de uma parceria entre aquela marca chinesa e a Fiat, sendo revelado em 2008.

Quando o Multipla se «reformou na Europa» a Zotye continuou a produzi-lo, inicialmente com o motor a gasolina de 1.6 l, 102 cv e 145 Nm da Fiat e, mais tarde, com uma motorização elétrica.

A NÃO PERDER: Onde está o pneu sobressalente do pequeno Fiat 600 Multipla?

Conhecido como Zotye M300EV (ou E300), o Multipla elétrico contava com um motor de 82 cv (60 kW) e 250 Nm. Este era alimentado por um pack de baterias com 35,2 kWh de capacidade que permitiam uma autonomia anunciada de entre 160 km e 200 km (medida segundo o «permissivo» ciclo NEDC).

Se o valor da autonomia não tem nada de especial, o mesmo não se pode dizer do facto de as quatro baterias que compunham o pack poderem ser substituídas em apenas cinco minutos, compensando a parca autonomia.

Zotye M300
Curiosamente, o Zotye M300 teve uma versão com apenas cinco lugares (o Multipla sempre teve seis).

Completamente igual ao Fiat Multipla por fora, o Zotye M300 não foi o sucesso de vendas esperado, contabilizando 25 036 unidades vendidas entre 2010 e 2013.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe responder a esta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88 pensado para a China?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

C88. Fica a conhecer o “Dacia Logan” da Porsche para a China

Mais artigos em Notícias