Notícias Mitsubishi Ralliart está de volta, mas não da forma esperada

Tokyo Auto Salon 2022

Mitsubishi Ralliart está de volta, mas não da forma esperada

A Mitsubishi acaba de apresentar o Vision Ralliart, um protótipo que assinala o regresso da divisão de competição e alta performance da marca nipónica.

Mitsubishi Vision Ralliart Concept

A Mitsubishi acaba de mostrar no Tokyo Auto Salon 2022, no Japão, o tão prometido Vision Ralliart Concept, o protótipo que marca o regresso da Ralliart, a divisão de competição e alta performance da Mitsubishi, depois de uma ausência de mais de 10 anos.

Mas o regresso não foi feito da forma que muitos esperavam, sobretudo aqueles que ainda suspiram com os Lancer Evolution ou com os Pajero que deixaram a sua marca no Rali Dakar.

E tudo porque este Mitsubishi Vision Ralliart Concept é, na sua essência, um Outlander PHEV com um kit estético mais agressivo, com para-choques mais proeminentes, uma grelha dianteira redesenhada, entradas de ar de maiores dimensões, um enorme difusor de ar traseiro e jantes de 22”.

A NÃO PERDER: Agora só como híbrido plug-in. Testámos o Mitsubishi Eclipse Cross
Mitsubishi Vision Ralliart Concept
Mitsubishi Vision Ralliart Concept

Do ponto de vista motriz, ao que tudo indica não há mudanças a registar na cadeia cinemática híbrida plug-in deste «musculado» Outlander PHEV relativamente ao modelo de série que iniciou a sua comercialização recentemente no Japão.

Por enquanto só temos acesso às especificações japonesas do modelo, que anuncia mais potência para os dois motores elétricos (um por eixo) — 85 kW (116 cv) à frente e 100 kW atrás (136 cv) —, mas mantém o motor de combustão 4B12 que serve (sobretudo) de gerador, ou seja, o mesmo 2.4 l MIVEC que equipa também o Eclipse Cross PHEV. A bateria cresceu para 20 kWh o que também permitiu aumentar a autonomia do modo elétrico para 87 km.

A única mudança anunciada concentra-se no chassis, com o Mitsubishi Vision Ralliart Concept a mostrar travões de alto rendimento, para um desempenho à altura da sua imagem, que de acordo com a marca dos três diamantes, “reúne a engenharia da empresa e a paixão pelos desafios Monozukuri”, termo japonês que faz referência à produção, à criação de algo.

Mitsubishi Vision Ralliart Concept
Mitsubishi Vision Ralliart Concept

Quanto ao interior, a Mitsubishi não faz qualquer referência a eventuais mudanças, mas não seria estranho encontrar badges específicos ou o logótipo da Ralliart nos bancos ou no tabliê.

Sete novidades em exibição

Como é natural, o Mitsubishi Vision Ralliart Concept é o grande protagonista da marca japonesa para a edição deste ano do Tokyo Auto Salo, mas não é o único.

Este protótipo partilha o espaço com outros seis modelos, entre eles um Outlander e um Eclipse Cross com componentes estéticos desenvolvidos pela Ralliart.

LEIAM TAMBÉM: Redesign do Mitsubishi Eclipse, o coupé. Como poderia ser nos dias de hoje

A somar a isto, destacam-se versões mais aventureiras do Outlander e da Delica, um protótipo — denominado K-EV Concept X Style — que antecipa um novo “kei-car” e um Minicab-MiEV elétrico.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Nissan 300ZX (Z31)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Nissan 300ZX (Z31) tinha dois indicadores do nível de combustível. Porquê?