Este é o renovado Lexus ES 2022. Alternativa ao Série 5, Classe E e A6?

Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Desde 62 900 €

Este é o renovado Lexus ES 2022. Alternativa ao Série 5, Classe E e A6?

Neste vídeo vão conhecer as novidades do Lexus ES (2022). Será que tem o que é preciso para ir «à guerra» com as referências alemãs?

Apresentado em 2018, o Lexus ES de 7.ª geração recebeu agora importantes atualizações para enfrentar 2022 e, naturalmente, os anos vindouros.

Objetivo? Não perder terreno — ou até mesmo encurtar distância… — para os modelos alemães, «reis» deste segmento.

Fomos até Espanha, para um primeiro contacto dinâmico, para entender até que ponto o novo Lexus ES 2022 mudou.

VEJAM TAMBÉM: Crossover elétrico e inédito híbrido plug-in. As apostas da Lexus para 2022

Lexus ES 2022. O mesmo de sempre?

Por fora, as mudanças operadas pela marca de luxo japonesa foram muito tímidas. Temos novas jantes, faróis ligeiramente redesenhados e uma grelha ligeiramente retocada. Mudanças meramente cosméticas, operadas com o propósito de atualizar um modelo que continua a diferenciar-se no segmento pela suas linhas tipicamente nipónicas.

LEXUS ES 2022
O Lexus ES 2022 tem duas versões principais, a Luxury e a F Sport. A última, tal como o nome indica, tem um estilo mais desportivo.

Por dentro a receita seguida foi a mesma. Os técnicos da marca japonesa foram «cirúrgicos» nas alterações preconizadas neste Lexus ES.

Encontramos novos acabamentos e, sobretudo, um painel de instrumentos redesenhado onde o grande destaque é a adoção de um sistema de infoentretenimento mais atual.

Ainda assim, neste campo, o Lexus ES 2022 continua alguns «furos» abaixo da sua concorrência direta: Audi A6, Mercedes-Benz Classe E, Volvo S90 e BMW Série 5.

LEXUS ES 2022
A atenção à montagem e a qualidade dos materiais não merece qualquer reparo.

Uma proposta diferente

Como podem ver no vídeo, o Lexus ES 2022 continua a não ser exemplar na componente dinâmica. Apesar de seguro e previsível — como é exigido neste segmento — não oferece a mesma envolvência que os seus congéneres europeus. Não é um defeito, é quase deliberado.

A sensação com que fiquei é que o Lexus ES aposta quase tudo no conforto. O peso dos comandos, a resposta do motor híbrido, o isolamento do habitáculo, tudo no Lexus ES nos convida a conduzir de forma aparentemente calma. Na verdade, só nos apercebemos da velocidade a que circulamos quando olhamos para o painel de instrumentos.

VEJAM TAMBÉM: RZ 450e. Lexus antecipa o seu novo crossover 100% elétrico

Esta é mesmo a maior virtude do Lexus ES. É uma aposta segura para quem procura conforto, atenção aos detalhes e, naturalmente, alguma diferenciação face às escolhas mais «comuns» dentro deste segmento.

Primeiras impressões

6 / 10
Nota final 6.5. O Lexus ES 2022 apresenta-se igual a si mesmo. É um valor seguro no segmento. Não apresenta o mesmo rigor dinâmico nem o nível tecnológico dos seus concorrentes, e por isso mesmo aposta na diferenciação em termos de conforto e estética. Tem no motor 2.5 Hybrid Force um excelente aliado, permitindo-lhe prestações convincentes e consumos muito moderados.

  • Conforto;

  • Suavidade do motor;

  • Consumos;

  • Sistema de infoentretenimento;

  • Comportamento em condução mais desportiva;

  • Prestações abaixo da concorrência.

Preço

79.000

Data de comercialização: Janeiro 2022


Mais artigos em Testes, Primeiro Contacto