Desde 62 900 €
Este é o renovado Lexus ES 2022. Alternativa ao Série 5, Classe E e A6?
Neste vídeo vão conhecer as novidades do Lexus ES (2022). Será que tem o que é preciso para ir «à guerra» com as referências alemãs?
Apresentado em 2018, o Lexus ES de 7.ª geração recebeu agora importantes atualizações para enfrentar 2022 e, naturalmente, os anos vindouros.
Objetivo? Não perder terreno — ou até mesmo encurtar distância… — para os modelos alemães, «reis» deste segmento.
Fomos até Espanha, para um primeiro contacto dinâmico, para entender até que ponto o novo Lexus ES 2022 mudou.
VEJAM TAMBÉM: Crossover elétrico e inédito híbrido plug-in. As apostas da Lexus para 2022Lexus ES 2022. O mesmo de sempre?
Por fora, as mudanças operadas pela marca de luxo japonesa foram muito tímidas. Temos novas jantes, faróis ligeiramente redesenhados e uma grelha ligeiramente retocada. Mudanças meramente cosméticas, operadas com o propósito de atualizar um modelo que continua a diferenciar-se no segmento pela suas linhas tipicamente nipónicas.

Por dentro a receita seguida foi a mesma. Os técnicos da marca japonesa foram «cirúrgicos» nas alterações preconizadas neste Lexus ES.
Encontramos novos acabamentos e, sobretudo, um painel de instrumentos redesenhado onde o grande destaque é a adoção de um sistema de infoentretenimento mais atual.
Ainda assim, neste campo, o Lexus ES 2022 continua alguns «furos» abaixo da sua concorrência direta: Audi A6, Mercedes-Benz Classe E, Volvo S90 e BMW Série 5.

Uma proposta diferente
Como podem ver no vídeo, o Lexus ES 2022 continua a não ser exemplar na componente dinâmica. Apesar de seguro e previsível — como é exigido neste segmento — não oferece a mesma envolvência que os seus congéneres europeus. Não é um defeito, é quase deliberado.
A sensação com que fiquei é que o Lexus ES aposta quase tudo no conforto. O peso dos comandos, a resposta do motor híbrido, o isolamento do habitáculo, tudo no Lexus ES nos convida a conduzir de forma aparentemente calma. Na verdade, só nos apercebemos da velocidade a que circulamos quando olhamos para o painel de instrumentos.
VEJAM TAMBÉM: RZ 450e. Lexus antecipa o seu novo crossover 100% elétricoEsta é mesmo a maior virtude do Lexus ES. É uma aposta segura para quem procura conforto, atenção aos detalhes e, naturalmente, alguma diferenciação face às escolhas mais «comuns» dentro deste segmento.
Primeiras impressões
Conforto;
Suavidade do motor;
Consumos;
Sistema de infoentretenimento;
Comportamento em condução mais desportiva;
Prestações abaixo da concorrência.
Preço
Data de comercialização: Janeiro 2022
Mais artigos em Testes, Primeiro Contacto
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL