Stratos HF. A «arma» de Carlos Tavares para o Rallye Monte-Carlo Historique

Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Indústria

Stratos HF. A «arma» de Carlos Tavares para o Rallye Monte-Carlo Historique

O 24.º Rallye Monte-Carlo Historique tem entre os concorrentes Carlos Tavares, CEO da Stellantis, ao volante de um Lancia Stratos HF.

Apesar de ser conhecido pela mentalidade analítica e focada nos resultados, fora dessas funções Carlos Tavares é um fervoroso adepto do desporto motorizado, sendo relativamente comum encontrá-lo em eventos de automóveis.

Por isso, é sem grande surpresa que vemos o diretor executivo da Stellantis integrar a lista de inscritos da 24.ª edição do Rallye Monte-Carlo Historique.

Apesar de a sua participação ser uma iniciativa de carácter pessoal, Carlos Tavares apresenta-se aos comandos de um carro de uma marca do grupo cujos destinos gere: um Lancia Stratos HF Group 4 de 1975, com a emblemática decoração da Alitalia.

A NÃO PERDER: E se um novo Lancia Delta Integrale fosse «apenas» uma evolução do original?

Com apenas 500 unidades produzidas, o Stratos HF estava equipado com um motor de V6 em posição central traseira que debitava uma potência máxima de 320 cv, na versão de 24 válvulas.

Graças a estas características o carro italiano tornou-se no «alvo a abater» nos ralis na década de 70, vencendo três edições consecutivas do Rali de Monte-Carlo e «oferecendo» três Campeonatos do Mundo de Construtores (1974, 1975 e 1976) à Lancia.

Rallye Monte-Carlo Historique

Nesta 24.ª edição, o Rali de Monte Carlo Histórico conta com 263 tripulações inscritas e disputa-se no seu formato tradicional.

Assim, a partida vai-se fazer em três locais diferentes: Bad Homburg (Alemanha), Reims (França) — de onde Carlos Tavares sairá no Stratos — e Milão (Itália). As equipas irão partir em simultâneo rumo a Monte Carlo, onde terá início a competição.

No total esta conta com 17 provas de regularidade, integradas num percurso de quase 300 quilómetros que terminará no Principado do Mónaco na quarta-feira, dia 2 de fevereiro.

Sabe responder a esta?
Em que ano foi lançado o Saab-Lancia 600?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Não estão a ver mal. Este Delta é mesmo um Saab-Lancia 600

Mais artigos em Notícias