Notícias As portas que «desaparecem» quando as abrimos

Arranque a Frio

As portas que «desaparecem» quando as abrimos

Será que as portas que «desaparecem» ao abri-las poderão algum dia ser uma alternativa viável às portas que abrem para o lado?

Lincoln Mark VIII, portas que desaparecem

O BMW Z1 talvez seja o exemplar mais famoso em que as portas «desaparecem» para o seu interior.

Uma solução que dava ao roadster mais um efeito «dramático» do que propriamente um benefício no acesso ao seu interior.

Isto porque, para conseguir esconder as portas no seu interior, obrigava a soleira do Z1 ser muito elevada, dificultando o acesso do condutor ou passageiro ao seu interior.

VEJAM TAMBÉM: Sabes onde se arrumam as portas do Ford Bronco?
BMW Z1
BMW Z1

O BMW Z1 não foi o único que procurou por outro tipo de portas que não as convencionais que abrem para os lados. A história automóvel está pejada de exemplos e é nos supercarros de ontem e de hoje que mais facilmente encontramos variações sobre o tema, com as portas a abrirem, sobretudo, para cima.

Mas este pequeno vídeo do canal Little Car que mostramos em baixo concentra-se nas portas que «desaparecem» para o interior ou para baixo dos veículos, dando-nos a conhecer uma breve história sobre estas.

Dá-nos a conhecer, talvez, o pináculo desta solução, criada nos anos 90, mas que nunca sairia da fase de protótipo, aplicada a um Lincoln Mark VIII, em que as portas «desaparecem» literalmente para debaixo do carro.

Apesar de serem reconhecidamente práticas outras questões levantaram-se para não chegarem à produção, como as relacionadas com a complexidade, custos e até segurança.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Como eram chamadas as portas do Toyota Sera?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Sera. Terá sido este pequeno coupé o mais extravagante da Toyota?