Notícias No Japão, este é o Toyota GR86 mais barato que se pode comprar

Versão Base

No Japão, este é o Toyota GR86 mais barato que se pode comprar

No Japão, o Toyota GR86 RC é a versão mais acessível do desportivo, onde nem sequer faltam as jantes de ferro.

Toyota GR86 RC

O novo Toyota GR86 tem chegada programada para a Europa na próxima primavera, mas já está em comercialização noutras partes do mundo, como a América do Norte e no seu mercado doméstico, o Japão.

E é precisamente no Japão que encontramos a derradeira versão base do desportivo nipónico: o GR86 RC.

O GR86 RC segue o exemplo do antecessor, o GT86 RC, e «despe» o coupé de (praticamente) tudo o que não é necessário. Mesmo assim, em comparação com o antecessor, o GR86 RC não é tão «despido».

TÊM DE VER: Toyota GR86 vai ser vendido na Europa apenas durante 2 anos. Porquê?
Toyota GR86 RC

Por exemplo, os para-choques são na cor da carroçaria, detalhe ausente no anterior GT86 RC. Mas as jantes de ferro de 16″ envolvidas por pneus mais estreitos 205/55 R16 (de série, para os outros mercados, vem com jantes de liga leve de 17″ e pneus 215/45 R17) transitam para o GR86.

Ainda no exterior o GR86 RC destaca-se pela ausência das ponteiras de escape (os escapes terminam algures debaixo do para-choques) e nem sequer traz de série a luz traseira de nevoeiro.

Toyota GR86 RC

No interior, a austeridade continua. De fora ficaram os revestimentos em pele do volante e do manípulo da caixa de velocidades e o número de altifalantes foi reduzido a dois. Ainda no capítulo acústico, parece também ter perdido algum material de insonorização assim como o Active Sound Control (que aumenta digitalmente o som do motor). O motor perde a sua cobertura, e a bagageira o seu revestimento e até a iluminação.

Apenas o que interessa

O GR86 RC mantém, obviamente, o quatro cilindros boxer (cilindros opostos) de 2,4 l naturalmente aspirado, com 234 cv às 7000 rpm e 250 Nm às 3700 rpm, a caixa manual de seis velocidades e… o diferencial autoblocante (o antecessor GT86 RC prescindia deste componente e vinha com um diferencial aberto).

Toyota GR86 RC

Desprovido de tudo o que foi mencionado, o GR86 RC tem um preço cerca de 1800 euros (no Japão) inferior em relação ao nível de equipamento seguinte, o SZ. Acima do SZ existe ainda o RZ, a versão mais equipada. Não parece uma diferença grande, tendo em conta a austeridade da especificação.

VEJAM TAMBÉM: Alpine A110 renovado. Até 300 cv e nem falta uma (opcional) asa traseira

Para os fãs do GR86 que estejam a contemplar a sua aquisição quando chegar a Portugal, é melhor não lerem as próximas linhas: um GR86 RC no Japão não custa sequer 22 mil euros, subindo até aos 26 250 euros para o GR86 RZ, o mais equipado. Em Portugal? As estimativas apontam para um preço equiparado ao do anterior GT86, ou seja, algo a rondar os 45 mil euros!

Mas porquê um GR86 tão «pobrezinho»?

Não é a primeira vez que vemos versões muito básicas, «nuas» até, de modelos desportivos no Japão. As razões para a sua existência são várias.

Desde terem como destino a competição, pelo que interessa ter uma especificação mínima que vai facilitar a tarefa de transformação num carro de competição; até serem usados por preparadores, que acabam sempre por substituir elementos como as rodas ou os bancos, pelo que não vale a pena estar a desperdiçar dinheiro nas versões mais equipadas.

VEJAM TAMBÉM: Toyota GR Yaris H2 revelado com motor a hidrogénio. Verá a «luz do dia»?

Também interessa aos entusiastas que frequentam regularmente track days. Também a primeira coisa a ir embora são as rodas de série, trocadas por jantes mais leves ou de maior dimensão e borracha mais pegajosa. E a falta de muitos equipamentos até acaba por contribuir para um aligeirar do carro, certamente um aspeto apreciado na condução em circuito.