Notícias Team Fordzilla P1. Parece um supercarro, mas é um inédito simulador gaming

Gaming

Team Fordzilla P1. Parece um supercarro, mas é um inédito simulador gaming

O Team Fordzilla P1 começou por ser um carro de competição virtual, agora é um dos simuladores gaming mais avançados do mundo.

Team Fordzilla P1

Prometido e… cumprido! A Ford tinha dito que ia transformar o Team Fordzilla P1 — um protótipo virtual criado em parceria com a comunidade de gamers — num evoluído simulador gaming e agora acaba de o mostrar na sua derradeira versão.

Descrito pela marca da oval azul como o simulador de corridas de última geração, o Team Fordzilla P1 foi desvendado — ainda sob a forma de um render — na Gamescom 2021 (o maior evento anual de videojogos do mundo) e recentemente esteve em exibição no evento Gamergy 21, em Madrid, Espanha.

Na base de todo o sistema está uma workstation HP Z4 Intel Zeon W2295 3,00 Ghz com 18 núcleos e com placa gráfica Nvidia RTX A6000 48 GB. É graças a ela — e ao seu «poder de fogo» — que os jogadores vão poder controlar o P1 no mundo virtual através de um volante e um conjunto de pedais integrados.

A NÃO PERDER: Este simulador da Ferrari é o mais perto de se ter um F1 na sala
Team Fordzilla P1

A somar a isto os jogadores usam ainda uns óculos HP Reverb G2 de realidade virtual, para uma experiência ainda mais imersiva, ao mesmo tempo que têm três câmaras 4K apontadas aos pedais, volante e rosto, para que os espectadores possam seguir toda a ação num enorme ecrã de 10 m por 4 m.

Durante as corridas, a iluminação do P1 vai ganhar vida e estará sincronizada com os momentos de travagem durante o jogo. Quando o simulador está em «repouso», a iluminação vai simular a respiração de uma pessoa em descanso.

Team Fordzilla P1

O som também não foi esquecido, com o P1 a incorporar um sistema de áudio que eleva, segundo a Ford, “a experiência do simulador de corridas a um novo patamar”.

LEIAM TAMBÉM: Gymkhana sem Ken Block? Sem problema! Ford Mustang Mach-E 1400 derrapa nas Ilhas Faroé

Resta agora saber qual é o próximo passo que a Ford está a preparar, com a certeza de que o próximo capítulo do projeto P1 já está definido.

Depois de em 2020 ter apresentado o P1, o carro de competição original do Team Fordzilla (a equipa de eSports da Ford), a Ford já está a trabalhar no segundo modelo, que será uma Supervan criada a partir do Ford Transit.

Ford Transit SuperVan
Ford Supervan 3