345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.1Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.2Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.12345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.
Conteúdo patrocinado

Ford Transit. A história do furgão que mudou a Europa (e não só)

Estávamos em 1965 quando a Ford lançou a primeira geração da Transit. 55 anos depois, o mundo mudou, mas a Ford Transit continua a fazer história.

Ford Transit. A história do furgão que mudou a Europa (e não só)

Estávamos em 1965 quando a Ford lançou a primeira geração da Transit. 55 anos depois, o mundo mudou, mas a Ford Transit continua a fazer história.

Advertisement

Abrindo os livros de história, 1965 foi um ano marcante. Jim Clark ganhou a mítica corrida Indy 500 e, simultaneamente, o Mundial de Fórmula 1. Mary Quant inventou a mini-saia. Gordon Moore publicou a lei com o seu nome sobre a evolução dos Circuitos Integrados. E, finalmente, foi lançado um veículo comercial que estava destinado a revolucionar o transporte de pessoas e mercadorias: a Ford Transit.

Há um «antes» e um «depois» da Ford Transit. São poucos os veículos com uma marca tão importante na história.

Ford Transit
A terceira geração da Ford Transit foi produzida em Portugal, e foi uma das mais populares no nosso país.

Lançada em 1965, a Ford Transit revolucionou o mercado dos veículos comerciais. Nunca, até ao seu lançamento, havia sido desenvolvido na Europa, um veículo comercial ligeiro de raiz.

A Ford Transit, em todas as suas versões e carroçarias, oferecia sempre mais espaço, mais conforto e maior versatilidade do que qualquer concorrente.

Todos lhe reconheciam as suas qualidades, desde o pequeno lojista, passando pelos bombeiros ou pelos polícias que as usavam exaustivamente nas suas frotas. Uma história que continua a repetir-se mais de 50 anos depois do seu lançamento.

Faz swipe e conhece a história da Ford Transit:

Quão avançada estava a Ford Transit face à concorrência?  Muito à frente. Partilhamos convosco uma história no mínimo curiosa.

Em 1972, um comunicado da polícia inglesa fez saber que 95% dos veículos usados nos assaltos a bancos eram Ford Transit. O comunicado dizia o seguinte: “Graças à performance equivalente a um carro de passageiros, e a capacidade para transportar mais de 1,75 toneladas, a Ford Transit tem sido veículo ideal para as fugas à polícia”.

Foi apenas uma questão de tempo até a polícia exigir a adoção da Ford Transit.

A Ford Transit sempre foi conhecida pela sua versatilidade.

Inovação. Uma história que continua

A gama Ford Transit não parou no tempo. As inovações tecnológicas que marcaram e ditaram o sucesso do modelo, continuam a ser uma constante. A eletrificação da gama Ford Transit é um desses exemplos.

Para aumentar a sustentabilidade e rentabilidade do seu negócio, a nova gama Ford Transit foi a primeira do segmento a introduzir a tecnologia mild-hybrid (mHEV) nos seus modelos.

Graças à adoção das mais recentes tecnologias mHEV, foi possível alcançar melhorias de até 8% nas emissões de CO2 da gama Transit.

Além da melhoria em termos ambientais, os novos motores EcoBoost e EcoBlue mHEV e Plug-in Hybrid oferecem melhor rendimento e melhor performance. O binário superior, disponível desde baixas rotações, é uma importante ajuda principalmente nas cargas mais elevadas. Sabe mais sobre toda a gama aqui.

Em termos de espaço e conforto, nada foi deixado ao acaso.

O interior da Transit foi pensado para ser prático, confortável e tecnológico. Num mercado cada vez mais digital, a gama Ford Transit oferece soluções de conectividade avançadas, como ligação 4G e hotspot Wifi, graças ao sistema de infotainment Ford Sync3.

Independentemente do seu negócio, há uma Ford Transit ideal para si. Mais versátil ou com maior capacidade de carga? Rodado duplo ou caixa aberta? Tira todas as dúvidas no configurador da Ford.

Das mercadorias para as pistas

Já percebemos que a Ford Transit não é apenas um veículo comercial. Pela importância que tem no segmento, continua a ser uma das referências.

A Ford é líder europeia na venda de veículos comerciais ligeiros.

Talvez por isso, a Ford queira celebrar estas conquistas com versões especiais. Versões que ao longo da história têm transportado a Transit para um ambiente que não é o seu: as pistas.

Em 1967 nascia a  primeira Ford Transit SuperVan. Um carro de competição disfarçado de veículo comercial. Ou será ao contrário?

O motor que equipava a Transit SuperVan, era tão somente um V8 de 5.4 litros. O mesmo motor que encontrávamos nos lendários Ford GT40 que dominaram as 24 Horas de Le Mans na década de 60. Equipado com um super-compressor — conhecido nos EUA como “blower” — desenvolvia a simpática cifra de 558 cv de potência.

Ao longo da história, foram muitas as versões desportivas da Ford Transit. Vê aqui a galeria:

Todas estas versões tiveram o mesmo pressuposto. Celebrar a história de um modelo que revolucionou um segmento.

Um modelo que faz parte da história coletiva de todos nós. Qual é a sua história com a Ford Transit?

SABIAS QUE… o primeiro veículo comercial da Ford foi lançado há 103 anos. Chamava-se Ford TT e tinha capacidade para transportar 1 tonelada de carga. Hoje, mais de 100 anos depois, a gama Ford Comerciais é líder de mercado na Europa.

Mostra o que sabes sobre a Ford

Responde corretamente às três perguntas de cada artigo deste Especial e habilita-te a ganhar uma experiência única com a Razão Automóvel e a Ford.

Habilita-te a uma experiência com a Ford e a Razão Automóvel

Completa a tua participação seguindo os próximos passos

1. Segue-nos nas redes sociais

2. Subscreve a nossa newsletter

Subscrever

3. Deixa-nos o teu email

Não te preocupes, os teus dados estão seguros connosco.
Consulta a nossa política de privacidade.

Razão Automóvel