Notícias Será o hidrogénio o combustível do futuro para os aviões?

Arranque a Frio

Será o hidrogénio o combustível do futuro para os aviões?

O projeto "FlyZero" quer viagens aéreas mais amigas do ambiente, usando aviões a jato que usam hidrogénio líquido verde como combustível.

FlyZero avião a hidrogénio

Depois de termos visto a Toyota mostrar como o hidrogénio pode ser o combustível do futuro para os motores de combustão, o projeto britânico “FlyZero” da Aerospace Technology Institute (Instituto de Tecnologia Aeroespacial ou ATI) explora a mesma premissa, mas em aviões.

A mais recente iteração do projeto materializa-se num avião capaz de transportar 279 passageiros entre Londres (Reino Unido) e São Francisco (EUA) sem paragens — alcance de 9723 km —, com uma envergadura de 54 m. Especificações que não ficam longe das de um Airbus A340.

A maior diferença reside, claro, no uso de hidrogénio líquido verde como combustível para os dois motores turbofan, eliminando as emissões de CO2.

VEJAM TAMBÉM: O motor do Boeing 777 é tão potente que… danificou o hangar de testes

O hidrogénio líquido seria armazenado em tanques criogénicos — 250 ºC negativos — na fuselagem traseira e mais dois pequenos tanques na fuselagem dianteira (para equilibrar as massas), ao invés das asas como nos outros aviões.

Uma vantagem do hidrogénio líquido reside na sua densidade energética por quilo, que pode ser três vezes superior à do querosene usado na aviação e… 60 vezes superior à de uma bateria.

O projeto “FlyZero” faz parte de um investimento de cerca 4,58 mil milhões de euros (entre agora e 2026) pelo governo britânico e pelo ATI.

Uma ideia com futuro?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Um destes modelos veio equipado com um motor V10. Qual?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Aqui só entram motores V10. Fiquem a conhecê-los
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Aqui só entram motores V10. Fiquem a conhecê-los