Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

SEMA 2021

Heresia? Shelby mostra protótipo sobre Ford Mustang Mach-E GT

A icónica preparadora criada por Carroll Shelby uniu forças com a Ford e mostrou um Mustang Mach-E ainda mais "vitaminado". Para já é só um protótipo, mas isso pode mudar…

A presença da Ford na edição de 2021 do SEMA (o maior salão aftermarket, ou acessórios, do mundo), em Las Vegas (EUA), trouxe consigo uma proposta que muitos ainda nem tinha ousado imaginar: um Mustang Mach-E GT com a chancela da Shelby.

Sim, isso mesmo. O crossover 100% elétrico da marca da oval azul recebeu a atenção da Shelby, da qual estamos mais acostumados a ver pony cars com possantes V8, ainda que para já não passe de um protótipo. Mas nunca digam nunca a surgir um no futuro.

Do ponto de vista estético, destaca-se o kit de carroçaria em fibra de carbono com elementos aerodinâmicos mais agressivos, uma abertura no capô e uma grelha dianteira que nos remetem de imediato para o “irmão” Mustang Shelby GT350 e claro, a famosa decoração da Shelby: duas listas azuis sobrepostas a uma pintura branca.

A NÃO PERDER: Mais de 800 km com uma carga. Ford Mustang Mach-E consegue recorde mundial de eficiência
Ford Mustang Mach-E Shelby

De perfil, destaque ainda para as jantes forjadas de 20”, que ajudam a reforçar o caráter mais musculado desta versão, que se apresenta ainda com a suspensão MagneRide com uma afinação especial e com molas em fibra de carbono, para um desempenho ainda mais aprimorado.

A Ford e a Shelby não mencionam qualquer alteração à cadeia cinemática deste Mach-E GT, que junta dois motores elétricos (um por eixo) e uma bateria com 98,7 kWh que produzem, juntos, 358 kW (487 cv) e 860 Nm de binário máximo — os mesmos valores do Mustang Mach-E GT.

Este não foi o único protótipo do Ford Mustang Mach-E que marcou presença na edição deste ano do SEMA. A marca da oval azul levou ainda uma proposta assinada pelo designer califoriano Neil Tjin e outra que será leiloada para ajudar a Austin Hatcher Foundation.

LEIAM TAMBÉM: Ford empresta Mustang Mach-E a cada residente de Fordwich, Grã-Bretanha

“California Love”

Mas vamos por partes. O primeiro, denominado Tjin Edition Mustang Mach-E California Route One, foi criado para celebrar a cultura automóvel da Califórnia e exibe uma pintura laranja que não passa despercebida.

Ford Mustang Mach-E SEMA 2021

Destaca-se ainda a suspensão pneumática que permite que este Mach-E quase toque no chão, as enormes jantes Vossen de 22” que enchem por completo as cavas das rodas deste elétrico e os painéis solares instalados no tejadilho e que prometem ajudar a carregar a bicicleta elétrica que surge montada na traseira.

A NÃO PERDER: Ford Mustang Mach-E. Merece o nome? Primeiro teste (vídeo) em Portugal

Por uma boa causa

Já a segunda proposta, denominada Austin Hatcher Foundation for Pediatric Cancer Mustang Mach-E GT AWD, existe por dois motivos: o primeiro é logo desvendado pelo nome, já que este protótipo será leiloado em benefício daquela fundação; o segundo prende-se com o facto de este protótipo ter sido pensado para tentar alcançar o recorde das 200 milhas por hora (321 km/h) durante a semana de velocidade de Bonneville de 2022, no famoso deserto de sal.

Ford Mustang Mach-E SEMA 2021

Não é feita qualquer menção às eventuais modificações mecânicas feitas a esta versão para o conseguir, mas são notórias várias alterações estéticas, com particular destaque para o lábio dianteiro muito pronunciado e para a asa traseira em carbono.

Sabe responder a esta?
Em que ano foi lançado o Ford Bronco?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Ford Bronco. A história do «Mustang dos jipes»

Mais artigos em Notícias