Autoestradas
Espanha vai ter portagens em todas as autoestradas. Preço pode ser até nove vezes inferior ao de Portugal
Há dois métodos de pagamento em estudo, sendo que um é idêntico ao português. Mas esta semelhança fica resumida à forma, já que o valor estimado é bem diferente.

A partir de 2024 todas as autoestradas de Espanha que até agora eram gratuitas vão passar a ter portagens. As ligações com Portugal serão afetadas.
O anúncio foi feito pela ministra dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, Raquel Sánchez, que confirmou um “sistema de tarifa” para a utilização de todas as autoestradas públicas com o objetivo de financiar os gastos de conservação e manutenção das vias.
Os detalhes e o custo de cada portagem ainda são desconhecidos, mas de acordo com o jornal espanhol El Mundo, o governo de Pedro Sanchéz está a considerar cobrar um cêntimo por quilómetro. A confirmar-se, este será um valor consideravelmente mais baixo do que o das autoestradas portugueses.
A NÃO PERDER: Portagens em todas as autoestradas da União Europeia? É o que a Alemanha propõeAutoestradas portuguesas até nove vezes mais caras
Se usarmos a A1 (Autoestrada do Norte) como exemplo, e de acordo com os dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), o custo por quilómetro é de 0,08 €/km. Por outras palavras, a principal autoestrada portuguesa poderá custar oito vezes mais por quilómetro ao utilizador do que uma autoestrada espanhola.
Se por outro lado usarmos a A8 como termo de comparação, e novamente recorrendo aos dados do IMT, constatamos que o custo por quilómetro ainda é ligeiramente mais elevado: 0,09 €/km. Ou seja, nove vezes superior ao valor que está a ser equacionado pelo executivo espanhol.
Ligações a Portugal afetadas
De acordo com as primeiras previsões feitas pelo El Mundo, existem quatro ligações a Portugal que poderão ser afetadas por esta medida, que a ministra Raquel Sánchez descreveu como “sustentável, rigorosa e justa”.
- Autoestrada A5, que liga Badajoz a Madrid e que faz a ligação a Portugal na zona de Elvas;
- Autoestrada A52 (Vigo a Villabrázaro), que faz ligação a Portugal a partir de Valença;
- Autoestrada A62 (Ciudad Rodrigo a Burgos) que liga a Portugal em Vilar Formoso;
- Autoestrada A49 (Ayamonte a Sevilha), que faz a ligação ao nosso país junto a Vila Real de Santo António.
Dois planos de pagamento em estudo
O governo espanhol está a estudar dois planos de pagamento das portagens, que de acordo com Raquel Sánchez, têm de estar definidos ainda este ano.
LEIAM TAMBÉM: Portagens. Como posso saber a que classe pertence o meu carro?O primeiro é em tudo semelhante ao sistema de portagens português: cada utilizador/condutor paga em função dos quilómetros que percorre.
Se este for o plano escolhido, o pagamento poderá ser feito através de um mecanismo automático (como a Via Verde) ou através de pórticos de portagem.
Já o segundo modelo é inspirado no que já acontece em países como a Áustria e a Suíça: uma vinheta (pode ou não ser anual) com uma tarifa fixa que permite circular em todas as autoestradas espanholas.
Fonte: El Mundo
Mais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL