Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Arranque a Frio

Fórmula 1 de 1998 mais rápido que IndyCar de 2021 em Laguna Seca

E não é um Fórmula 1 «qualquer». Trata-se do McLaren MP4/13, com que Mika Häkkinen ganhou o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em 1998.

Patricio “Pato” O’Ward é um jovem piloto (22 anos) que corre na IndyCar Series pela Arrow McLaren SP. Foi-lhe prometido pelo chefe da McLaren, Zak Brown, que caso ganhasse uma corrida este ano seria-lhe dada a oportunidade de conduzir um monolugar de Fórmula 1 — bem… Ganhou duas corridas e terminou em terceiro no campeonato!

Promessa feita, promessa cumprida. E a McLaren não o fez por menos, dando a “Pato” O’Ward o carro de Mika Häkkinen.

O MP4/13 é Fórmula 1 old school: 3.0 V10 naturalmente aspirado, entre 780 cv e 800 cv (às 16 000 rpm!) e 600 kg de massa (inclui combustível e piloto).

VEJAM TAMBÉM: Um carro telecomandado pode ser mais rápido que um Fórmula 1?
Arrow McLaren SP
Arrow McLaren SP 2021.

Ou seja, é mais potente e mais leve que os monolugares da IndyCar Series de 2021. Estes apresentam várias configurações de acordo com o tipo de pista, mas o seu 2.2 V6 turbo debita até um máximo de 700 cv e têm uma massa máxima de 771 kg (mas sem combustível e piloto).

Não admira, talvez, que “Pato” O’Ward, mesmo sem experiência aos comandos do MP4/13, tenha feito uma volta lançada ao circuito de Laguna Seca (EUA) em 1min10,3s, meio segundo a menos que o tempo da pole position da corrida da IndyCar Series este ano.

Com mais umas voltas para tirar melhor “as medidas” a este McLaren, que tempo o conseguiria fazer o jovem piloto?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Mais artigos em Notícias