Notícias Atestar em 5 minutos. Renault apresenta protótipos a hidrogénio

Indústria

Atestar em 5 minutos. Renault apresenta protótipos a hidrogénio

A Renault, juntamente com a Plug Power (através da joint-venture HYVIA), já mostrou os primeiros protótipos a hidrogénio, entre eles a Master Van H2-TECH.

Renault Master Van H2-TECH Prototype

A Renault, através da HYVIA, a joint-venture firmada com a Plug Power, acaba de apresentar o protótipo do Renault Master Van H2-TECH e o conceito da sua Estação de Abastecimento de Hidrogénio.

Estes protótipos são um primeiro exemplo de um ecossistema único e completo da HYVIA, incluindo a produção e distribuição de hidrogénio verde, com uma gama de veículos comerciais ligeiros movidos a pilhas de combustível.

Como tal, esta Renault Master Van H2-TECH conta com uma pilha de combustível (fuel cell) de 30 kW, uma bateria de 33 kWh e quatro depósitos com capacidade para 6 kg de hidrogénio.

A NÃO PERDER: Grupo Renault e Plug Power unem-se para apostar no hidrogénio
Renault Master Van H2-TECH Prototype

Com 12m3 de volume de carga e uma autonomia de até 500 km, este comercial livre de emissões estará disponível já em 2022.

Tenho muito orgulho nesta apresentação dos nossos primeiros protótipos a hidrogénio. A HYVIA propõe soluções de mobilidade a hidrogénio, com uma oferta feita à medida dos nossos clientes, para enfrentar os desafios da mobilidade a hidrogénio. A HYVIA será capaz de implantar a totalidade do seu ecossistema em todos os territórios e frotas profissionais, para garantir uma mobilidade sem carbono. A HYVIA está a avançar rapidamente, reunindo os pontos fortes e as competências de dois líderes: o Grupo Renault e a Plug Power.

David Holderbach, diretor executivo da HYVIA

Abastecimentos em 5 minutos

Juntamente com o furgão Renault Master Van H2-TECH a HYVIA também apresentou um protótipo para a sua própria Estação de Abastecimento de Hidrogénio, que permite um abastecimento “tão simples como um motor térmico” em apenas “5 minutos”.

De acordo com a HYVIA, os “Postos de Abastecimento de Hidrogénio estarão disponíveis para compra, aluguer ou em leasing“, sendo que “o hidrogénio fornecido será gerado no local, utilizando a eletrólise da água ou fornecido a granel, com recurso a semirreboques com tubos de hidrogénio”.

Um ecossistema completo

Estes protótipos são o primeiro exemplo do ecossistema HYVIA, que inclui a produção (eletrolisadores) e a distribuição de hidrogénio verde (Estação de reabastecimento de hidrogénio), bem com uma gama de veículos comerciais ligeiros movidos a pilhas de combustível (Van, Chassis Cab e Citybus).

Os próximos protótipos a chegar serão o Master Chassis Cab H2-TECH e o Master Citybus H2-TECH. O primeiro é um grande comercial com 19m3 de espaço de carga e 250 km de autonomia; o segundo é um mini-autocarro urbano com uma capacidade de até 15 passageiros e com uma autonomia que deverá rondar os 300 km.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Renault 21 Turbo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 21 Turbo. Em 1988 era o carro MAIS RÁPIDO DO MUNDO sobre o gelo