Notícias “Circuito do Sol — Race Resort”. Vai nascer em Serpa um circuito pensado para os elétricos

Elétricos

“Circuito do Sol — Race Resort”. Vai nascer em Serpa um circuito pensado para os elétricos

Com uma pista, uma fábrica de desenvolvimento de componentes para carros elétricos e um hotel, o "Circuito do Sol — Race Resort" vai nascer no espaço do antigo kartódromo de Serpa.

Circuito de Serpa
© Francisco Koehler / CS Architects

Um investimento de 16 milhões de euros  vai transformar o antigo kartódromo de Serpa no futuro complexo “Circuito do Sol – Race Resort”.

Com um circuito, uma fábrica de desenvolvimento de componentes para automóveis elétricos e ainda um hotel rural, o “Circuito do Sol – Race Resort”, é o mais recente investimento do espanhol Raul Isern e do sueco Lars Lindberg, ambos sócios da empresa SPV Racing.

O objetivo deste investimento é simples, mas ambicioso: transformar aquele espaço no “local de eleição para desenvolvimento e testagem de veículos elétricos na Europa”.

A NÃO PERDER: Há mais quatro postos de carregamento IONITY em Portugal. Saibam onde
Circuito de Serpa
© Francisco Koehler / CS Architects

A ideia surgiu em 2014, quando Raul Isern e Lars Lindberg se lembraram de trazer para Portugal os seus clientes habituais, alemães e nórdicos, que “procuram o sul da Europa para a prática do desporto motorizado” devido aos rigorosos invernos dos seus países.

O que vai nascer em Serpa?

Apesar de ainda não ter sido oficialmente apresentado, o projeto teve o seu “Relatório Síntese” em consulta pública até ao final de setembro e foi precisamente nesse relatório que surgiram as primeiras “pistas” acerca do que vai ser o “Circuito do Sol – Race Resort”.

No total, o projeto vai ocupar uma área de 627 764,59 m2, estando prevista para uma primeira fase a construção de um circuito com 3 km de extensão, cinco edifícios de apoio e um hotel rural com 14 alojamentos.

Já para a segunda fase do projeto está prevista a construção do “Development Eletric Auto Lab”, um espaço que os dois sócios pretendem que seja uma “incubadora” para o desenvolvimento e fabrico de componentes para automóveis elétricos.

Segundo o “Relatório Síntese” o objetivo passa por criar “uma unidade vocacionada para o desenvolvimento de veículos elétricos e suas componentes em carbono e bio fibra para automóveis, bem como um local de pesquisa e inovação para os automóveis elétricos”.

Quanto à energia que vai alimentar esse espaço, essa será proveniente de painéis fotovoltaicos cuja energia captada será depois armazenada em várias baterias. Assim sendo, o projeto contempla a construção de uma uma central solar fotovoltaica que permitirá carregar até 30 veículos e produzirá 2 MW de energia.

Com o intuito de ser “o primeiro circuito mundial, pensado e desenhado para veículos elétricos, 100% sustentável”, o “Circuito do Sol – Race Resort” não vai “fechar as portas aos veículos com motor de combustão”.

Ainda de acordo com o “Relatório Síntese”, na fase de construção o projeto deverá envolver entre 10 e 15 trabalhadores e na fase de exploração cerca de 22. Quando estiver concluído estima-se que o “Circuito do Sol – Race Resort” venha a gerar 40 postos de trabalho no concelho de Serpa.

Fonte: Eco

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Portaro?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Quando o “nosso” Portaro foi testado pela TV britânica