Notícias O derradeiro sleeper? Este Ford Sierra é mais potente do que um BMW M3

Sleeper

O derradeiro sleeper? Este Ford Sierra é mais potente do que um BMW M3

Por fora ninguém dá nada por ele, mas esconde um seis cilindros em linha com 600 cv. Um sleeper em forma de Ford Sierra…

Ford Sierra sleeper

Sleeper, uma espécie rara tantas vezes ignorada. Mas a verdade é que há vários pontos de interesse em torno destas propostas, que “mascaram” mecânicas de alto rendimento com carroçarias de aparência normal e, neste caso, até descuidada.

À primeira vista, ninguém dá nada por eles, mas é precisamente nesse ambiente que os sleepers acordam. E este Ford Sierra é o derradeiro exemplo disso.

Por fora, o aspeto envelhecido deste Sierra de três portas deixa antever uma mecânica com um comportamento equivalente. Mas é aqui que começam as surpresas. Não encontramos qualquer sinal do motor de 1.6 litros original. Em vez disso, debaixo do capô encontramos um motor de origem BMW com 2,8 litros de capacidade e seis cilindros em linha.

A NÃO PERDER: A radical asa traseira (de origem) que o Ford Escort RS Cosworth não teve
Ford Sierra Sleeper 1

Este bloco está associado a um turbocompressor Holset HX40 Super e a uma Unidade de Controlo do Motor feita “à medida”. O resultado? 600 cv de potência, que chega às rodas traseiras através de uma transmissão de origem BMW (também ela…).

Infelizmente não temos mais detalhes sobre este Ford Sierra “vitaminado”, apenas sabemos que conta com um eixo traseiro reforçado, para suportar o aumento de potência, e que a sua principal habilidade parece ser transformar os pneus traseiros numa autêntica máquina de fazer fumo.

Mas a verdade é que este Ford Sierra, que pesa apenas 1200 kg, transmite na perfeição a essência dos sleepers. Disso não temos qualquer dúvida. E quem ousar desafiá-lo à saída de um semáforo pode apanhar uma grande surpresa.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Ford Puma ST?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Puma ST (200 cv). Escolhiam este ou o Fiesta ST?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ford Puma ST (200 cv). Escolhiam este ou o Fiesta ST?