Notícias Fiquem a conhecer o novo “cão de guarda” da Hyundai Motor Group

Arranque a Frio

Fiquem a conhecer o novo “cão de guarda” da Hyundai Motor Group

A Hyundai Motor Group apresentou recentemente um novo robô que mais parece um "cão de guarda" saído diretamente de um filme de ficção científica.

Hyundai Factory Safety Service Robot Ver vídeo

‘Factory Safety Service Robot’ é o, nada ameaçador, nome oficial deste robô quadrúpede da Hyundai Motor Group que entrou ao serviço, a título experimental, na fábrica da Kia na Coreia do Sul. Uma espécie de “cão de guarda” para dar apoio às patrulhas de segurança noturnas.

É o primeiro projeto resultante da aquisição, por parte da Hyundai, da Boston Dynamics (empresa norte-americana especializada em robótica) no final de 2020. Foram eles quem, nos últimos anos, desenvolveram este robô, que tinha o nome (muito “canino”) de Spot.

A Hyundai Motor Group juntou agora ao robô algumas das suas próprias tecnologias, mais pensadas para os automóveis autónomos do futuro.

VEJAM TAMBÉM: IONIQ 5 Robotaxi. Carro autónomo da Hyundai ao serviço da Lyft em 2023
Hyundai Factory Safety Service Robot

Tecnologias como Inteligência Artificial (deteção de pessoas), 3D LIDAR (reconhecimento de portas abertas) e navegação para se mover de forma autónoma. Vem equipado ainda com uma câmara térmica para detetar potenciais riscos de incêndio.

Pode ser controlado remotamente a partir de um centro de controlo, para melhor investigar situações suspeitas e consegue partilhar imagens em tempo real, registo de atividade, e emitir vários tipos de alerta.

Se o projeto-piloto correr como pretendido, o uso deste “cão de guarda” robô será expandido a outras áreas da fábrica e até outras fábricas do grupo.

Hyundai Factory Safety Service Robot

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano a Bugatti lançou o seu primeiro automóvel, o Type 10?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi há 110 anos que nasceu o primeiro automóvel da Bugatti