Notícias Este camião híbrido de transporte de minério é um Rolls-Royce

Arranque a Frio

Este camião híbrido de transporte de minério é um Rolls-Royce

Depois de um SUV… um camião? Quase. Este camião híbrido de transporte de minério é sem dúvida um Rolls-Royce, mas não da Rolls-Royce dos automóveis de luxo.

rolls-royce camião de transporte híbrido

Para esclarecer a potencial confusão sobre a origem deste camião híbrido de transporte de minério é, efetivamente, um Rolls-Royce, mas é uma criação da Rolls-Royce Power Systems, empresa distinta da Rolls-Royce Motor Cars, e pertencente à Rolls-Royce plc (mais conhecida pelos motores de aviões).

A Rolls-Royce Power Systems, curiosamente, é uma empresa… alemã e as suas origens remontam à MTU Friedrichshafen (mtu ainda existe como marca hoje e é um dos maiores fabricantes de motores Diesel de grande dimensão) fundada por… Wilhelm Maybach e pelo seu filho Karl em 1909.

Foi a mtu quem desenvolveu o sistema híbrido para estes camiões de transporte de minério, anunciando uma redução das emissões de CO2 entre 20% e 30% (dependendo da topografia).

VEJAM TAMBÉM: Komatsu eDumper: o maior veículo elétrico do mundo produz mais energia do que consome

Basicamente, enquanto desce, descarregado, até ao fundo da pedreira, o sistema de recuperação de energia carrega as baterias do camião. Essa energia armazenada é usada posteriormente na subida.

Permitiu, assim, equipar o enorme camião de transporte de minério com um motor Diesel mais pequeno que o habitual (com “apenas” 1581 cv), cabendo à parte elétrica garantir uma performance equivalente à dos camiões existentes (que têm 2535 cv).

O camião de transporte de minério da Rolls-Royce estará em exibição no MINExpo 2021 (13-15 de setembro).


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual destes camiões tinha como ambição ganhar o Dakar à geral, em 1988?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

DAF Turbo Twin: o «supercamião» que queria vencer o Dakar à geral