Notícias Avião elétrico da Rolls-Royce já voa

Arranque a Frio

Avião elétrico da Rolls-Royce já voa

O "Spirit of Innovation", o avião monolugar totalmente elétrico da Rolls-Royce, acaba de completar o seu voo inaugural, que foi um sucesso. Ora vejam…

Rolls-Royce Spirit of Innovation

O mundo da aviação é um dos mais difíceis de descarbonizar. O peso das baterias ainda tornam impossível criar um avião elétrico que seja viável, pelo que a aviação comercial continua muito apostada no SAF, o chamado Sustainable Air Fuel, produzido a partir de matérias-primas sustentáveis.

Mas mesmo assim, a busca em torno de uma aviação 100% livre emissões ainda não foi abandonada e o mais recente sinal chega-nos pela “mão” da Rolls-Royce, cuja divisão aeronáutica é uma das principais fabricantes de motores de avião do mundo.

Ainda assim, a empresa britânica acredita que há mercado para aviões elétricos, sobretudo aeronaves recreativas ou de curta distância, e por isso mesmo acaba de realizar o voo inaugural com o “Spirit of Innovation”, uma pequena aeronave — monolugar — animada por um motor elétrico que produz o equivalente a 544 cv de potência (400 kW) e que aciona uma hélice montada na dianteira.

A NÃO PERDER: Este camião híbrido de transporte de minério é um Rolls-Royce

A alimentar todo o sistema elétrico está uma bateria que a Rolls-Royce diz ter a maior densidade energética jamais vista numa bateria aeronáutica, mas as suas especificações não foram reveladas.

A estreia do “Spirit of Innovation” aconteceu na base aérea Boscombe Down, no Reino Unido, e durou cerca de quinze minutos. O voo foi um sucesso.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano começou a ser produzido o Bugatti Veyron?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Bugatti Veyron faz 15 anos. A história que tu (provavelmente) não conheces