Notícias Volkswagen Golf GTI BBS foi buscar inspiração ao Golf GTI da década de 1980

Protótipo

Volkswagen Golf GTI BBS foi buscar inspiração ao Golf GTI da década de 1980

A Volkswagen juntou-se ao preparador Jamie Orr para criar o Golf GTI BBS, um protótipo de inspiração retro que respeita o legado do GTI.

Volkswagen Golf GTI BBS

O Volkswagen Golf GTI tem uma legião de fãs que atravessa gerações e apesar de muita coisa ter mudado ao longo dos anos, o caráter e a essência deste modelo permanecem quase inalterados.

Agora, e fazendo precisamente este casamento entre o presente e o passado, a Volkswagen juntou-se ao preparador Jamie Orr (especialista nos modelos da marca de Wolfsburgo) e criou o Golf GTI BBS.

Construído com base no Golf GTI mais recente, que nós já conduzimos, este protótipo apresenta um visual inspirado no Golf GTI de segunda geração (Mk2) e consegue uma imagem exterior que respeita o “pesado” legado que este modelo carrega.

A NÃO PERDER: Volkswagen Golf R (320 cv). Este é o Golf de produção MAIS POTENTE de sempre
Volkswagen Golf GTI BBS 3

Jamie Orr explica que ficou muito impressionado com o Golf GTI de série e que por isso resolveu não mexer no interior, na carroçaria e no motor. “Quisemos manter a alma do Mk8, pelo que seguimos o caminho das mudanças mais tradicionais”, afirmou Jamie Orr.

Desta forma, as principais mudanças resumem-se às jantes douradas BBS de 19” e à suspensão rebaixada com um jogo de “coilovers” da H&R, que também permitiu alterar ligeiramente o camber no eixo dianteiro.

Volkswagen Golf GTI BBS 5

Destaca-se também o novo sistema de escape da Borla, as novas luzes diurnas LED amarelas e os vários grafismos em vermelho e preto da carroçaria, quase sempre acompanhados pelo logótipo da BBS.

LEIAM TAMBÉM: Como novo? Vai a leilão um VW Golf GTI de 2002 com apenas 12,8 km

O motor, como referimos acima, não foi “mexido”, pelo que o bloco 2.0 TSI de quatro cilindros turbo continua a produzir 245 cv de potência (entre as 5000 e as 6200 rpm) e 370 Nm de binário máximo (entre as 1600 e as 4300 rpm).

Graças a estes números, e com recurso a uma caixa manual de seis velocidades, este Golf GTI BBS é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,4s e de atingir os 250 km/h de velocidade máxima.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”