Notícias Este raro 75 Turbo Evoluzione foi mais barato que um Giulia Quadrifoglio

Vendas

Este raro 75 Turbo Evoluzione foi mais barato que um Giulia Quadrifoglio

Limitado a 500 unidades, o Alfa Romeo 75 Turbo Evoluzione era um especial de homologação mas foi vendido por menos que um Giulia Quadrifoglio.

Alfa Romeo 75 Turbo Evoluzione
Ruote da Sogno

Se havia coisas que não faltavam nos anos 1980 eram especiais de homologação, e o Alfa Romeo 75 Turbo Evoluzione era um deles. Limitado a somente 500 unidades, este nasceu em 1987 com um objetivo muito simples: permitir a homologação para o Grupo A.

Debaixo do capô surgia um 1.8 l turbo de quatro cilindros, com 155 cv e 226 Nm que eram enviados às rodas traseiras através de uma caixa manual de cinco relações. Tudo isto permitia ao modelo que pesava 1150 kg cumprir os 0 aos 100 km/h em 7,6s e acelerar até aos 220 km/h.

Esteticamente o Alfa Romeo 75 Turbo Evoluzione destacava-se pelos alargamentos da carroçaria e pelos para-choques específicos, ambos detalhes típicos dos modelos mais desportivos daquela década.

Já no interior encontramos um volante de três braços, bancos desportivos com um revestimento típico dos anos 1980 e um painel de instrumentos onde os ponteiros cor de laranja nos fazem ter saudades dos tempos dos painéis analógicos.

A NÃO PERDER: Alfa Romeo 100% elétrica em 2027. DS e Lancia vão pelo mesmo caminho

Como novo

Vendido pelo stand italiano Ruote da Sogno, o 75 Turbo Evoluzione de que vos falamos hoje apresenta-se num estado imaculado. Com apenas 73 945 km percorridos desde 1987, este exemplar apresenta-se com uma tradicional pintura “Rosso Alfa” que se estende às jantes.

Contudo, se o exterior impressiona o interior não lhe fica atrás. De facto, o tempo parece não ter passado por lá, tal é o seu estado de conservação. Para isso muito contribuiu o intenso restauro a que foi sujeito. Por fim, no campo da mecânica, as peças são todas originais, sendo a única exceção o novo sistema de escape.

Com um “cartão de visita” como este, não nos admira que este exemplar do modelo transalpino tenha sido vendido recentemente por 103 mil dólares (cerca de 87 mil euros), um valor ainda assim inferior aos 112 785 euros pedidos pelo bem menos raro Giulia Quadrifoglio. E vocês, qual dos dois escolhiam? Deixem a vossa resposta na caixa de comentários.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Alfa Romeo 147 GTA?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Hot Hatch com 6 cilindros. A receita mais apaixonante?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Hot Hatch com 6 cilindros. A receita mais apaixonante?