Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Veículos comerciais

Basis-Transporter. O elemento “esquecido” dos comerciais da Volkswagen

Espartano e com a mecânica do "eterno Beetle", o Volkswagen Basis-Transporter é um dos membros mais desconhecidos da família de comerciais da marca alemã.

Nascido no meio da crise petrolífera dos anos 1970 e da consequente escalada do preço dos combustíveis, o Volkswagen Basis-Transporter é daqueles modelos que só vistos é que alguém acredita que existiram.

Com um visual espartano e utilitário (que, curiosamente, traz à memória o da “portuguesa” Datsun Sado), o Basis-Transporter tinha como objetivo ajudar a motorizar os países em vias de desenvolvimento.

Para isso exigia-se que a sua produção fosse o mais acessível possível, algo que foi conseguido não só graças ao recurso a uma carroçaria sem qualquer veleidade estilística como a tecnologias mais do que comprovadas no “eterno” best-seller da marca alemã: o Beetle.

A NÃO PERDER: A história do Volkswagen Polo G40. A mais de 200 km/h durante 24 horas
Volkswagen Basis-Transporter a cores

“Coração” bem conhecido

Como vos dissemos, o Basis-Transporter partilhava componentes com o Beetle, sendo o mais importante deles todos o motor refrigerado a ar com 1.6 l de capacidade que debitava 50 cv e surgia associado a uma caixa manual de quatro velocidades.

Ao contrário do que acontecia no Beetle e na Transporter original, o motor e a transmissão surgiam debaixo da cabine e não em posição traseira, o que permitia ao Volkswagen Basis-Transporter ter… tração dianteira.

Com dimensões próximas às do último Volkswagen Jetta, este pequeno veículo comercial era capaz de alcançar os 77 km/h e transportava uns impressionantes 1000 kg de carga.

Volkswagen Beetle
Não parece, mas esta foi a base do Basis-Transporter.

No total, entre 1975 e 1979, foram produzidos 6200 exemplares da Basis-Transporter. Destes, alguns foram produzidos no México, Paquistão e Turquia, enquanto outros foram fabricados na Alemanha como kit-cars.

LEIAM TAMBÉM: Volkswagen Golf GTI BBS foi buscar inspiração ao Golf GTI da década de 1980

Apesar de as suas vendas terem ficado bem longe das do modelo que lhe serviu de base, caraterísticas como a sua robustez, facilidade de reparação e baixo custo de aquisição ajudaram-na a tornar-se numa ferramenta que contribuiu para a motorização dos países onde foi comercializado.

Sabe responder a esta?
Qual era a cilindrada do Volkswagen Lupo GTI?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Lembras-te deste? Volkswagen Lupo GTI
Em cheio!!
Vá para a próxima pergunta

ou leia o artigo sobre este tema:

Lembras-te deste? Volkswagen Lupo GTI

Mais artigos em Clássicos