Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Apresentação

Abarth 695 Esseesse. O escorpião mais radical da atualidade

Com uma produção limitada a apenas 1390 unidades, o novo Abarth 695 Esseesse é um dos escorpiões mais especiais da atualidade.

O Abarth 695 acaba de receber uma nova edição especial de colecionador, denominada 695 Essesse, que terá uma produção limitada a apenas 1930 unidades.

Este é um nome com tradição na história da marca do escorpião e remete-nos para os primórdios da Abarth.

Agora, para esta nova criação, os engenheiros e designers da Abarth inspiraram-se precisamente num modelo de 1964, o “Cinquino” preparado como um 695 Esseesse, que contava com uma cilindrada aumentada para 690 cm3 e 38 cv que o levavam até aos 140 km/h.

A NÃO PERDER: Abarth 1000 SP renasce 55 anos depois com o motor do Alfa Romeo 4C Spider
Abarth 695 Esseesse 9

Com apenas 1000 unidades produzidas, esse pequeno — mas nervoso! — escorpião destacava-se também pelos emblemas com o monograma “SS” em maiúsculas no capô e pela inscrição “esseesse” no tabliê.

Para este modelo do século XXI, a fórmula foi a mesma, mas com o desempenho e o comportamento que se espera de um modelo dos dias de hoje. Tudo foi explorado para conseguir a melhor aerodinâmica, o melhor equilíbrio e o menor peso.

Abarth 695 Esseesse 4

Em relação ao Abarth 595 Competizione, este 695 Esseesse conseguiu uma diminuição de aproximadamente 10 kg, graças ao uso de um novo capô em alumínio de dupla curvatura que reduz o peso em 25% face a um capô normal e a um sistema de escape Akrapovic.

LEIAM TAMBÉM: Abarth 695 Rivale em vídeo. 70 anos depois ainda faz sentido?

Mas mais impressionante ainda é o spoiler traseiro, que não só evoca a história da marca na competição como melhora a estabilidade em curva e aumenta a capacidade de resposta em troços mistos.

Abarth 695 Esseesse 5

Na posição mais elevada (60º) e a uma velocidade de 200 km/h o “Spoiler ad Assetto Variabile” — pode ser ajustado entre os 0 e os 60º — é capaz de gerar até mais 42 kg de carga aerodinâmica.

A NÃO PERDER: Abarth 595. “Pocket rocket” entra em 2021 com gama renovada

Imagem agressiva… por dentro e por fora

A imagem exterior deste 695 Esseesse só fica completa com os pormenores brancos no defletor dianteiro, nas capas dos retrovisores e nos autocolantes laterais. A somar a tudo isto, destacam-se as jantes de 17” brancas com centro vermelho, pinças de travão Brembo vermelhas e as ponteiras de escape em titânio.

Abarth 695 Esseesse 14

A exclusividade desta versão também se faz sentir no habitáculo, com os bancos Sabelt a incluírem a inscrição “ONE OF 695” no encosto de cabeça e com as costuras a condizerem com a cor exterior, que apenas pode ser em “Preto Scorpione” ou “Cinzento Campovolo”.

No tabliê, destaque para a faixa revestida de Alcantara e onde se pode ler a inscrição “695 Esseesse”, que combina na perfeição com os apontamentos em fibra de carbono que encontramos na alavanca da caixa de velocidades, nos pedais e no volante.

LEIAM TAMBÉM: Sim ou não. Faz sentido haver um Abarth 595 elétrico?

Abarth 695 Esseesse 13

Um escorpião muito nervoso…

A animar este escorpião está um motor 1.4 T-jet que produz 180 cv de potência e 250 Nm de binário às 3000 rpm, números que permitem que a aceleração dos 0 aos 100 km/h seja feita em 6,7s e que se chegue aos 225 km/h de velocidade máxima (com o spoiler a 0º).

Associado a uma caixa manual ou, em opção, a uma caixa sequencial robotizada com comando de patilhas, este 695 Esseesse conta ainda com suspensões Koni em ambos os eixos e com um sistema de travagem com pinças Brembo de 4 pistões à frente e discos autoventilados de 305/240 mm atrás.

A NÃO PERDER: Testámos TODOS os Abarth da atualidade em pista

Abarth 695 Esseesse 11

Quando chega?

Ainda não está confirmada a data de lançamento do Abarth 695 Esseesse no nosso país nem quanto vai custar.

Sabe responder a esta?
Em que ano foi lançado o Abarth OT 2000 Coupe America?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

O Abarth com um pneu sobressalente que também é… para-choques

Mais artigos em Notícias