Notícias E-Legend EL1. Audi Quattro renasce como “super-elétrico” com 816 cv

Antevisão

E-Legend EL1. Audi Quattro renasce como “super-elétrico” com 816 cv

Os alemães da E-Legend acabam de apresentar um desportivo elétrico que recupera o espírito do mítico Audi Quattro. Custa 1 milhão de euros.

E-Legend EL1

Uma pequena empresa alemã fundada por Marcus Holzinger, antigo designer da Volkswagen, acaba de apresentar uma versão retrofuturista do mítico Audi Sport Quattro S1.

Mas no lugar do motor de cinco cilindros sobrealimentado e do conhecido sistema de tração total quattro, esta proposta da E-Legend conta com um moderno sistema 100% elétrico, que dispõe de três motores que em conjunto desenvolvem mais de 800 cv.

Mas antes de falarmos das especificações, importa abordar a imagem deste modelo futurista, cujas influências são claras. Esteticamente, o EL1 — como é designado — não esconde que teve o mítico Audi Quattro como ponto de partida.

A NÃO PERDER: Compravas um Audi Quattro de 1983 por cerca de 42 mil euros?
E-Legend EL1

E há motivos que ajudam a explicar a escolha. É que para além de este ser um desportivo icónico, muito por culpa do que fez no mundial de ralis, tem ligação direta ao pai do fundador da E-Legend, que trabalhou no seu design.

Não existem, por isso, melhores motivações para esta pequena empresa alemã, que curiosamente está instalada em Beilngries, a meros 35 km de Ingolstadt, a “casa” da Audi.

Apresentado sob a forma de um protótipo, este elétrico com ADN de competição conta com dois motores montados no eixo traseiro e um sobre o eixo frontal, para uma potência combinada que chega aos 816 cv, o suficiente para levar este E-Legend EL1 dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,8s e dos 0 aos 200 km/h em 10s.

LEIAM TAMBÉM: Audi Quattro Grupo B em ação: a loucura dos 5 cilindros
E-Legend EL1

Equipado com um pack de baterias de iões de lítio com 90 kWh de capacidade, o EL1 tem uma autonomia estimada entre carregamentos de 400 km. Ou então, usando uma “unidade de medida” que poderá interessar mais a quem o vai comprar, duas voltas “a fundo” — no modo mais desportivo de todos, o SportPlus — no mítico Nürburgring.

Com uma produção limitada a apenas 30 exemplares e que vai começar a ser “despachada” em 2023, o E-Legend EL1 tem um preço base de 1 milhão de euros.

Sabe esta resposta?
Qual a potência máxima do Audi RS e-tron GT quattro?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

RS e-tron GT. Testámos o “super elétrico” da Audi com 646 cv