Notícias Primeiro Honda Civic Type R da Civic Atomic Cup já foi «torturado»

Troféu Civic Atomic Cup

Primeiro Honda Civic Type R da Civic Atomic Cup já foi «torturado»

Cada Honda Civic Type R da Civic Atomic Cup terá um custo de 15 mil euros. A competição começa só em 2022, mas os testes já começaram.

Civic Atomic Cup

Responsável pelo regresso do Honda Civic Type R à pistas nacionais, a Civic Atomic Cup já “mexe” e nos últimos dias o hot hatch nipónico foi sujeito a autênticas “sessões de tortura” para garantir que mantém a fiabilidade que sempre lhe foi característica.

Debaixo do calor abrasador do sul de Espanha — mais precisamente no Circuito de Monteblanco — a Motor Sponsor, organizadora da Civic Atomic Cup, sujeitou o Civic Type R a uma autêntica “prova dos nove”, num teste de fiabilidade às soluções técnicas propostas para a competição.

No total a unidade testada completou mais de 100 voltas ao traçado Andaluz, percorrendo mais de 400 km a fundo e com os termómetros a marcarem valores superiores aos 30 ºC, tudo isto para levar ao limite o kit obrigatório da Civic Atomic Cup e os pneus Toyo R888R que vão equipar todos os Civic Type R da competição.

A NÃO PERDER: Honda Civic Mugen RR. Derradeiro “hot sedan” à venda por mais de 100 mil euros
Civic Atomic Cup
Nem o calor “trava” o Civic Type R da Civic Atomic Cup.

Prova superada com distinção

Apesar das difíceis condições que a unidade testada teve de enfrentar por terras de “nuestros hermanos”, a avaliação deste exigente sessão de testes foi francamente positiva, não havendo espaço a qualquer anotação técnica ao longo dos 400 km percorridos em pista.

Isto veio comprovar não só a fiabilidade do kit proposto pela TRS e fornecido pela Atomic como do próprio Civic Type R. Por falar nele, nesta prova de “tortura” o modelo nipónico impressionou também pelo desempenho em pista, algo a que não são alheios o autoblocante da Quaife e os amortecedores de competição da Bilstein. Se ficaram curiosos para ver como se portou o Honda Civic Type R durante este teste, deixamos-vos aqui o vídeo.

A NÃO PERDER: Troféu C1 Learn & Drive. Afinal quanto custa participar?

No final desta sessão de testes, o responsável máximo da Motor Sponsor, André Marques não escondia a satisfação e o entusiasmo com a nova competição, afirmando: “sinceramente, não podíamos estar mais satisfeitos! Foi um dia intenso de testes, com muitas voltas e quilómetros percorridos, sempre em ritmo de corrida. A TRS e a ATOMIC estão de parabéns pelo excelente trabalho com as soluções que nos forneceram!”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Civic Atomic Cup (@civicatomiccup)

Quanto à primeira aparição pública da Civic Atomic Cup, essa está marcada para a próxima prova do Super Challenge da ANPAC no Circuito do Estoril, prova que integra o programa do WTCR Race of Portugal, que se realiza no fim de semana de 26 e 27 de junho e na qual vão alinhar dois Civic Type R.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Honda Accord Type R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Honda Accord Type R, o mais “adulto” dos Type R