Notícias Jipes para quê? Esta Citroën C15 Dangel alterada até envergonha os “puros e duros”

Vídeo

Jipes para quê? Esta Citroën C15 Dangel alterada até envergonha os “puros e duros”

Apelidada RhinoC15, esta Citroën C15 Dangel mostra que não é preciso um jipe "puro e duro" para andar por "maus caminhos".

Rhino C15

Criadora da Peugeot 505 Dangel 4×4 de que já vos falámos, a empresa francesa Dangel aplicou os seus conhecimentos a vários modelos do Grupo PSA, sendo um deles a Citroën C15 Dangel.

Ora, o vídeo que vos trazemos hoje mostra-nos aquela que é, muito provavelmente, a mais radical e aventureira das C15 Dangel. Apelidada pelo seu dono, o francês Baptiste Pitois, RhinoC15, esta foi alvo de alguns melhoramentos. Para começar recebeu o 1.9 turbodiesel do Grupo PSA, contando com 110 cv.

Além disso, conta com pneus todo o terreno, guincho, snorkel (curiosamente colocado no capô) e viu a altura ao solo aumentar. Tudo isto, associado ao seu baixo peso e à tração integral, fizeram deste furgão um autêntico “caçador de jipes puros e duros”.

A NÃO PERDER: Renault 4F. A carrinha que ajudou a revolucionar a Fórmula 1

Ao longo do vídeo podemos ver a RhinoC15 ultrapassar os mais diversos obstáculos (muita lama, cursos de água, etc), acompanhando sem grandes dificuldades “monstros” como um Nissan Patrol GR (Y60) ou um Land Rover Discovery.

A “cereja no topo do bolo” é quando a RhinoC15 acaba a rebocar um bem mais potente Jeep Grand Cherokee 4.7 V8 que ficou atascado num sítio onde esta tinha conseguido passar!

A Citroën C15 Dangel

Apresentada em 1990, esta esteve em comercialização entre 1991 e 1993, ano em que a entrada em vigor da norma Euro 1 e a obrigatoriedade da instalação do catalisador retirou o pouco espaço que havia para o sistema de tração integral.

Por falar nele, este era conectável e abdicava do tradicional diferencial central, substituindo-o por um sistema de acoplamento pneumático que permitia enviar a potência para o eixo traseiro (que era bloqueável).

Citroën C15
Quem diria que com algumas alterações a modesta C15 se podia tornar numa máquina tão capaz em todo o terreno?
A NÃO PERDER: Estes são os 7 mini todo-o-terreno que te levam a qualquer lado

A sua simplicidade não só permitia poupar peso como apenas tirava 1 cm de altura ao solo (esta era de 19 cm). A juntar a tudo isto tínhamos ainda proteções na parte inferior da carroçaria.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Citroën Xantia?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën Xantia Activa V6 ou a arte de curvar sobre carris