Notícias Elétricos. Carregamentos na rede Mobi.E ficaram mais caros

Elétricos

Elétricos. Carregamentos na rede Mobi.E ficaram mais caros

Tarifa cobrada pela Mobi.E enquanto entidade gestora da rede de carregamentos tem impacto no preço final a pagar pelos utilizadores.

Nissan Leaf, Posto de carregamento

Carregar um automóvel elétrico ou híbrido plug-in num posto da rede Mobi.E ficou mais caro a partir de 1 de maio, data em que a Mobi.e começou a cobrar aos agentes do mercado uma tarifa enquanto Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME).

Independentemente da potência e do tempo de carregamento, será sempre aplicada uma taxa de 16,57 cêntimos aos operadores de pontos de carregamento (OPC) e aos comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica (CEME).

Contas feitas, para os utilizadores, isto traduz-se num aumento de 33,1 cêntimos por cada carregamento efetuado num dos mais de 1650 postos de carregamento público geridos pela Mobi.E.

A NÃO PERDER: Postos ultrarrápidos da IONITY chegaram a Portugal. Permitem carregar até 350 kW
Renault Zoe

Esta taxa já estava prevista desde que os carregamentos nos postos públicos começaram a ser pagos, mas só agora passou a ser cobrada.

De acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), “estas tarifas representarão entre 4% e 8% do preço final pago pelos UVE ” e serão “incorporadas no preço final pago pelos utilizadores de veículos elétricos que recorrem à rede de mobilidade elétrica”.

RELACIONADO: O primeiro posto de carregamento ultrarrápido de 150 kW foi inaugurado na A1

Citado pelo Dinheiro Vivo, Luís Barroso, presidente da Mobi.E, recorda que esta contribuição foi definida pela entidade reguladora de energia (ERSE) mas só abre a porta a alterações “se a perceção de utilizadores e de agentes de mercado se confirmar”.

LEIAM TAMBÉM: SIVA entra no negócio da mobilidade elétrica com a MOON

Em declarações à referida publicação, Henrique Sánchez, líder da associação UVE, revela que “a aplicação da taxa deveria ser efetuada por energia consumida e não por um valor fixo” e lembra que “quem carrega mais deverá pagar proporcionalmente, para não serem prejudicados os utilizadores com menor capacidade de carregamento na sua viatura elétrica”.

Sabe esta resposta?
Quantos Nissan Leaf já foram produzidos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nissan Leaf atinge a marca das 500 mil unidades produzidas