Notícias Abarth 1000 SP renasce 55 anos depois com o motor do Alfa Romeo 4C Spider

Viagem ao passado

Abarth 1000 SP renasce 55 anos depois com o motor do Alfa Romeo 4C Spider

Spider dos anos 1960 inspirou um protótipo único que promete não deixar ninguém indiferente. Eis o Abarth 1000 SP dos tempos modernos.

Abarth 1000 SP

A Abarth acaba de apresentar um protótipo único, de linhas arrojadas, inspirado no Abarth 1000 SP (Sport Prototipo) criado pelo engenheiro milanês Mario Colucci em 1966.

Com poucas unidades construídas, este pequeno e leve spider acabou por conquistar vitórias em toda a Europa e ajudar a afirmar o nome — e a fama — da marca do escorpião. Por causa disso, em 2009, o Centro Stile Fiat lançou a ideia de produzir um automóvel desportivo de linhas essenciais mas cativantes, reinterpretando as formas do 1000 SP.

Agora, exatamente 55 anos depois da estreia do modelo histórico, este projeto foi recuperado e o Abarth 1000 SP renasceu como um one-off em homenagem ao passado.

A NÃO PERDER: Abarth 695 Rivale em vídeo. 70 anos depois ainda faz sentido?

Abarth 1000 SP

Três princípios de design

De acordo com a marca italiana, o novo Abarth 1000 SP respeita três princípios de design fundamentais e que já estavam presentes no modelo dos anos sessenta: Leveza das formas, dos volumes e do peso; aerodinâmica de excelência; ergonomia, para melhorar a experiência do utilizador.

Também comum com o modelo original é a identidade visual, com este protótipo a manter o esquema minimalista dos faróis dianteiros, um único par de faróis redondos na traseira e os guarda-lamas bem vincados, a evidenciarem a posição das rodas.

RELACIONADO: Alfa Romeo 4C Spider 33 Stradale Tributo. O adeus do 4C nos EUA

A superfície envidraçada do habitáculo caracteriza-se por defletores laterais moldados, com perfil rebaixado em direção ao roll bar, que está à vista e que ajuda a reforçar a ideia de que este é um spider “sem restrições”.

E a mecânica?

O Sport Prototipo original assentava num chassis tubular, ao passo que este novo modelo conta com uma estrutura híbrida que combina uma célula central em fibra de carbono com um eixo dianteiro em alumínio.

LEIAM TAMBÉM: Mazda MX-5 vs Abarth 124 Spider. Qual dos “irmãos” é mais rápido?

Quanto à mecânica, se o 1000 SP original contava com um motor com 1000 cm3 — daí o nome — derivado do Fiat 600, este novo protótipo é animado por um motor central de 1742 cm3 com quatro cilindros, sobrealimentado, capaz de debitar 240 cv de potência. Este é, de resto, o mesmo motor que encontramos no Alfa Romeo 4C Spider.

A Abarth não revela os registos que este protótipo é capaz de alcançar, mas confirma que a suspensão conta com triângulos sobrepostos na dianteira e um esquema MacPherson atrás.

Exemplar único

A Abarth só construiu um exemplar do 1000 SP mas já fez saber que este protótipo se vai exibir em “importantes eventos dedicados a automóveis clássicos” já este ano, no outono. Mal podemos esperar para o ver… e ouvir.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Abarth 595 Competizione?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Abarth 595. “Pocket rocket” entra em 2021 com gama renovada