Notícias Os sons emitidos pelo Lotus Evija são inspirados no Type 49 de F1

Vídeo

Os sons emitidos pelo Lotus Evija são inspirados no Type 49 de F1

Criados em parceria com o músico Patrick Patrikios, os sons produzidos pelo Lotus Evija foram buscar inspiração aos sons do icónico Type 49 de Fórmula 1.

Lotus Evija e Type 49

O Lotus Evija é o primeiro modelo 100% elétrico da marca britânica e talvez por isso mesmo a Lotus não está a deixar nenhum detalhe “ao acaso”.

A prová-lo está o investimento feito numa área por vezes descurada quando falamos de carros elétricos: o som que emitirá.

Ora, para criar a “banda sonora” do seu primeiro elétrico, a Lotus associou-se ao músico britânico Patrick Patrikios que já trabalhou com nomes como Sia, Britney Spears, Pixie Lott ou Olly Murs.

VEJA TAMBÉM: Lotus E-R9 quer antecipar o futuro dos carros de Le Mans
Lotus Evija
Os sons emitidos pelo Lotus Evija são da autoria deste homem, Patrick Patrikios.

Carro do futuro com inspiração no passado

Para criar a assinatura sonora do Evija, Patrikios pegou numa gravação do som emitido pelo mítico Lotus Type 49 de Fórmula 1 e manipulou-o digitalmente. Quando o fez apercebeu-se que quando a “nota” emitida pelo motor era abrandada, esta produzia uma frequência similar à criada pela mecânica elétrica do Lotus Evija.

Acerca deste processo, Patrikios afirmou: “Eu ajustei as velocidades de replay e a filtragem digital do Type 49 para criar uma assinatura sonora para o Evija (…) Todos queríamos algo que despertasse uma conexão emocional entre o carro e o condutor”.

Lotus Type 49
Nascido em 1967, o Type 49 continua a influenciar a marca britânica.
VEJA TAMBÉM: Lotus despede-se do Elise e do Exige com as Final Edition

A isto acrescentou ainda: “Queríamos algo intrinsecamente ligado à Lotus, para que pudéssemos definir uma assinatura sonora para futuros carros elétricos”.

Além desta assinatura sonora, Patrick Patrikios foi ainda o responsável pela criação dos vários sons emitidos pelo Evija: desde o som dos indicadores de mudança de direção até ao aviso da ausência do cinto de segurança.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Lotus Omega?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Lotus Omega consegue dar mais de 300 km/h… mas tem truque