Notícias O interior deste Lada 2101 prova que os “restomod” valem a pena

Restomod

O interior deste Lada 2101 prova que os “restomod” valem a pena

Se há modelos nos quais o "restomod" pode ser considerado "heresia", a verdade é que no caso deste Lada 2101 esta "moda" parece só ter trazido benefícios.

Interior Lada 2101 restomod

Baseado no Fiat 124, mas “fortalecido” para enfrentar as agruras das estradas russas, o Lada 2101 é uma espécie de instituição naquele país.

Também conhecido como “Zhiguli” e carinhosamente apelidado “Kopeyka” (numa referência à moeda com menor valor da União Soviética), o Lada 2101 esteve em produção entre 1970 e 1988.

Produzido na ex-União Soviética, escusado será dizer que o Lada 2101 nunca fez quaisquer concessões ao conforto ou ao luxo, com o seu interior a pautar-se pela austeridade e até alguma falta de qualidade.

VEJA TAMBÉM: Os 10 melhores automóveis nascidos em solo comunista
Lada 2101
Em 1980 o Lada 2101 deu origem a uma espécie de versão atualizada com faróis quadrados que ficaria conhecido no ocidente como Lada Riva. Vendido em praticamente todo o mundo e com vários nomes, este manter-se-ia em produção nas suas diversas variantes até 2012! GB Design

Talvez motivada pelas linhas clássicas do habitáculo do 2101 (afinal de contas eram herdadas do Fiat 124), a empresa de tuning da búlgara GB Design decidiu oferecer um toque de classe ao interior do carro soviético por ocasião do seu 50º aniversário.

A mudança pode ser para melhor

Muitas vezes os restomod são capazes de criar profundas divisões entre os adeptos dos carros clássicos. Por um lado há quem defenda que, assim, aqueles carros passam a ser mais utilizáveis (recebem melhorias mecânicas, dinâmicas e até tecnológicas, como ao nível da conectividade). Já por outro há quem defenda que se perde a autenticidade do modelo original.

Seja como for, tendo em conta o interior espartano do Lada 2101, dificilmente alguém olha para o resultado do trabalho desta empresa búlgara e pensa “preferia como estava antes”.

Mantendo as linhas clássicas e sem cair na tentação de instalar um enorme ecrã no tabliê, esta empresa búlgara foi capaz de atualizar o interior do 2101 mantendo sempre o “bom gosto” e um visual fidedigno à época em que o modelo foi lançado.

Para o fazer foram precisos quatro meses de trabalho ao longo dos quais todo o interior foi desmontado, viu o isolamento acústico ser amplamente reforçado, recebeu uma nova consola central feita à medida e tudo parece ter sido revestido a couro.

Do interior original parece ter restado pouco mais que as condutas de ventilação, pois até os bancos foram trocados por outros de um Toyota. Já os pedais em alumínio ou o volante em madeira também são totalmente novos.

Segundo a Autoclub.bg, este Lada 2101 é um exemplar único e não está disponível para venda.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China