Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Vídeo

Ajudas eletrónicas para quê? Volvo P1800 Cyan mostra como se faz na neve

Volvo P1800 Cyan. Um dos mais interessantes exemplos de restomodding a surgir nos últimos tempos está de volta… e a andar de lado, na neve.

O Volvo P1800 Cyan, criado pela Cyan Racing, combina a elegância das linhas do original coupé da Volvo lançado em 1961 com uma mecânica e chassis contemporâneos, mas continua a ser definitivamente “old school”.

Nada de ajudas eletrónicas — nem sequer tem ABS — ou eletrões. Por baixo do capô reside um quatro cilindros em linha turbo com uma dieta exclusiva de octanas estando acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades (dog leg). Os 420 cv e 455 Nm chegam ao asfalto apenas e só pelas rodas traseiras e acusa menos de 1000 kg na báscula — como é que não podemos apreciar esta máquina?

Talvez tivéssemos escolhido outro cenário para melhor explorar a sua performance ou habilidades dinâmicas do que as paisagens geladas (-20 ºC) e cobertas de neve em Åre, no norte da Suécia. Não parece ter sido, no entanto, impedimento para a equipa da Cyan levar o P1800 aos limites em condições desafiantes.

TENS DE VER: Volvo P1800 Cyan. Reimaginar o coupé sueco com menos de 1000 kg e mais de 400 cv
Volvo P1800 Cyan

"O Volvo P1800 Cyan é a nossa forma de combinar o melhor do passado com o presente, afastando-nos da potência, peso e números de performance dos carros de alta performance contemporâneos".

Mattias Evensson, gestor de projeto do Volvo P1800 Cyan e diretor de engenharia na Cyan Racing

O manto branco permitiu comprovar o quão fácil é o P1800 Cyan de conduzir em condições difíceis e amplificar as propriedades do que queriam atingir com o desenvolvimento desta máquina, como refere Mattias Evensson, diretor de engenharia a Cyan Racing: “o conceito básico do carro parece funcionar bastante bem, não interessando muito se estás num circuito de competição totalmente seco, uma estrada secundária molhada e enrolada, ou no gelo aqui no norte da Suécia”.

Evensson acrescenta ainda que “este conceito de alguma forma perdeu-se pelo caminho para os carros de alta performance de hoje. Para nós, isto é regressar ao básico.”

Volvo P1800 Cyan

O Volvo P1800 Cyan deixa para o condutor, conclui Evensson, o “explorar dos seus limites ao invés de depender das ajudas eletrónicas dos carros de performance atuais para controlar a sua potência e a massa”.

Uma receita para criar carros divertidos e muito recompensadores cujos ingredientes são mais que conhecidos: “resposta do motor, equilíbrio do chassis e peso baixo”.

Mais artigos em Notícias