Notícias Ajudas eletrónicas para quê? Volvo P1800 Cyan mostra como se faz na neve

Vídeo

Ajudas eletrónicas para quê? Volvo P1800 Cyan mostra como se faz na neve

Volvo P1800 Cyan. Um dos mais interessantes exemplos de restomodding a surgir nos últimos tempos está de volta… e a andar de lado, na neve.

Volvo P1800 Cyan Ver vídeo

O Volvo P1800 Cyan, criado pela Cyan Racing, combina a elegância das linhas do original coupé da Volvo lançado em 1961 com uma mecânica e chassis contemporâneos, mas continua a ser definitivamente “old school”.

Nada de ajudas eletrónicas — nem sequer tem ABS — ou eletrões. Por baixo do capô reside um quatro cilindros em linha turbo com uma dieta exclusiva de octanas estando acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades (dog leg). Os 420 cv e 455 Nm chegam ao asfalto apenas e só pelas rodas traseiras e acusa menos de 1000 kg na báscula — como é que não podemos apreciar esta máquina?

Talvez tivéssemos escolhido outro cenário para melhor explorar a sua performance ou habilidades dinâmicas do que as paisagens geladas (-20 ºC) e cobertas de neve em Åre, no norte da Suécia. Não parece ter sido, no entanto, impedimento para a equipa da Cyan levar o P1800 aos limites em condições desafiantes.

TENS DE VER: Volvo P1800 Cyan. Reimaginar o coupé sueco com menos de 1000 kg e mais de 400 cv
Volvo P1800 Cyan

"O Volvo P1800 Cyan é a nossa forma de combinar o melhor do passado com o presente, afastando-nos da potência, peso e números de performance dos carros de alta performance contemporâneos".

Mattias Evensson, gestor de projeto do Volvo P1800 Cyan e diretor de engenharia na Cyan Racing

O manto branco permitiu comprovar o quão fácil é o P1800 Cyan de conduzir em condições difíceis e amplificar as propriedades do que queriam atingir com o desenvolvimento desta máquina, como refere Mattias Evensson, diretor de engenharia a Cyan Racing: “o conceito básico do carro parece funcionar bastante bem, não interessando muito se estás num circuito de competição totalmente seco, uma estrada secundária molhada e enrolada, ou no gelo aqui no norte da Suécia”.

Evensson acrescenta ainda que “este conceito de alguma forma perdeu-se pelo caminho para os carros de alta performance de hoje. Para nós, isto é regressar ao básico.”

Volvo P1800 Cyan

O Volvo P1800 Cyan deixa para o condutor, conclui Evensson, o “explorar dos seus limites ao invés de depender das ajudas eletrónicas dos carros de performance atuais para controlar a sua potência e a massa”.

Uma receita para criar carros divertidos e muito recompensadores cujos ingredientes são mais que conhecidos: “resposta do motor, equilíbrio do chassis e peso baixo”.