Notícias Oficial. A partir de 2030 todos os Ford na Europa serão elétricos

Indústria

Oficial. A partir de 2030 todos os Ford na Europa serão elétricos

A aposta da Ford Europa na eletrificação é total. A prová-lo está o investimento de mil milhões de dólares na fábrica de Colónia para produzir elétricos.

Ford Mustang Mach-E

Acabada de regressar à rentabilidade na Europa (alcançada no quarto trimestre de 2020), a Ford Europa prepara-se para operar uma “revolução” na sua gama no “Velho Continente”.

Com um investimento na eletrificação a nível global e até 2025 de pelo menos 22 mil milhões de dólares (cerca de 18 mil milhões de euros), iremos senti-lo de forma clara e intensa na Europa.

A prová-lo está o anúncio de que a partir de 2030 toda a gama de veículos de passageiros da Ford Europa será exclusivamente elétrica. Antes disso, em meados de 2026, já essa mesma gama terá capacidade de emissões zero — sejam através de modelos elétricos ou híbrido plug-in.

VÊ TAMBÉM: Depois do híbrido plug-in, testámos o Ford Kuga 100%… octanas. Escolha acertada?
Ford Fábrica Colónia

Ao mesmo tempo, toda a gama de veículos comerciais da Ford Europa terá em 2024 capacidade de ser equipada com variantes de emissões zero, também com recurso a modelos 100% elétricos ou híbridos plug-in. Já em 2030, dois terços das vendas de veículos comerciais deverão ser de modelos 100% elétricos ou híbridos plug-in.

Fábrica em Colónia lidera a aposta

Talvez o melhor exemplo desta aposta na eletrificação seja o avultado investimento que a Ford Europa se prepara para fazer na sua fábrica em Colónia, na Alemanha.

Um dos maiores centros de produção na Europa e sede da Ford Europa, esta unidade vai ser alvo de um investimento de mil milhões de dólares com o objetivo de a preparar para a produção de veículos elétricos, transformando-a no “Ford Cologne Electrification Center”.

É lá que a Ford planeia produzir a partir de 2023 o seu primeiro modelo elétrico pensado para a Europa, estando em consideração a produção de um modelo adicional.

Vamos disponibilizar uma gama excecional de veículos eletrificados, apoiados por experiências e serviços digitais centrados no cliente.

Stuart Rowley, Presidente da Ford Europa.

Comerciais são cruciais

Líder de mercado entre os veículos comerciais na Europa há seis anos consecutivos, a Ford tem noção da importância deste segmento para o seu crescimento e rentabilidade.

Posto isto, a marca norte-americana pretende impulsionar o crescimento neste segmento com base não só em parcerias, como a sua aliança com a Volkswagen ou a sua joint-venture Ford Otosan, como através de serviços conectados.

Alguns destes serviços são o “FordPass Pro”, um gestor de tempo de atividade e produtividade, para frotas com até cinco veículos, ou o “Ford Fleet Management”, uma solução criada em conjunto com a ALD Automotive.

Ford Fábrica Colónia
A fábrica da Ford em Colónia vai ser alvo de uma profunda transformação.
VÊ TAMBÉM: Team Fordzilla também tem um piloto português

 

Sabe esta resposta?
Qual é a cilindrada do Ford Explorer ST-Line PHEV?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Explorer ST-Line PHEV (457 cv). O MEGA SUV «made in USA»