Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Dicas

Gelo no para-brisas? Estas dicas podem ajudar

Se nos últimos dias chegaste ao carro e tinhas gelo no para-brisas talvez este artigo te possa ajudar a resolver o problema da próxima vez que acontecer.

Sempre que o inverno se faz sentir de forma mais intensa um pouco por todo o país, os condutores que não têm garagem passam a ter de enfrentar um novo desafio todas as manhãs: retirar o gelo que se formou no para-brisas durante a noite.

Normalmente os métodos adotados passam por ligar freneticamente os para-brisas, esvaziar o depósito de água do esguicho do para-brisas na tentativa de derreter o gelo, ligar o desembaciador do vidro dianteiro ou recorrer aos fieis cartões de plástico com que andamos na carteira para raspar o gelo.

Sim, bem sei que há carros em que o jato do esguicho do para-brisas é aquecido para ajudar nesta tarefa e outros (como os Skoda) que trazem o seu próprio raspador de gelo, mas e todos os outros que não contam com estes “luxos”, o que podem fazer? Pois bem, as dicas presentes neste artigo são dedicadas a todos eles.

VÊ TAMBÉM: Sinais de fumo. O que significam as cores do fumo de escape?
Raspador de gelo Skoda
Já um acessório habitual nos Skoda, o raspador de gelo é uma mais valia nos dias mais frios.

Água quente? Não obrigado

Antes de te começarmos a dar algumas dicas para te livrares do gelo no para-brisas, deixa-nos relembrar-te que nestes casos nunca deves despejar água quente sobre o vidro do teu carro para derreter o gelo.

Caso o faças este pode partir-se devido ao choque térmico a que é sujeito. Quando a face exterior do vidro recebe a água quente a sua temperatura aumenta e este tem tendência a expandir. Ao mesmo tempo, a parte interna do vidro permanece fria e contraída. Ora, este “choque de vontades” pode então levar a que o vidro se parta.

Já quanto ao recurso aos cartões de crédito e equivalentes, além de rapidamente ficares com as mãos geladas corres o risco de os danificar, inutilizando-os para as funções para as quais foram criados.

Volkswagen gelo
VÊ TAMBÉM: Pneus. Sabes como garantir que estão em bom estado?

Álcool gel: eficaz contra pandemias e não só

Agora que já sabes o que não deves e o que não podes mesmo fazer, é altura de te indicarmos o que podes fazer para que o gelo no para-brisas deixe de ser um problema. Para começar, podes colocar uma capa que se coloca sobre o vidro e evita a formação de gelo. O único problema? Esta é instalada do lado de fora do vidro e os “amigos do alheio” podem engraçar com ela.

VÊ TAMBÉM: Portagens: como saberes a que classe o teu carro pertence

Outra solução passa por, na noite anterior, esfregares uma… batata descascada no vidro. Pode parecer ridículo mas, ao que parece, o amido da batata facilita a retirada do gelo, podendo até evitar por completo a sua acumulação no vidro.

Já uma publicação no Facebook da Guarda Nacional Republicana, aconselha a que se faça uma solução de água e álcool (para duas partes de água, uma de álcool) ou de água e vinagre (para três partes de água, uma de vinagre). Quando aplicadas sobre o gelo que se forma no para-brisas estas soluções dissolvem-no e depois facilmente os limpa para-brisas o conseguem retirar. Mas atenção, não coloques álcool ou vinagre no depósito de água do esguicho do limpa para-brisas!

O álcool gel, um companheiro forçado do nosso dia a dia no último ano, também revela-se capaz de ajudar na “luta” contra o gelo no para-brisas. O único problema é que apesar de dissolver o gelo este acaba também por poder sujar o vidro.

Por fim, para acelerar todo o processo de retirada do gelo do para-brisas aconselhamos-te ainda a que tenhas em atenção onde estacionas e tentes apontar o carro na direção de onde surgem os primeiros raios de sol logo pela manhã. Esta simples escolha do lugar de estacionamento pode poupar-te alguns minutos todas as manhãs.

Sabe responder a esta?
Em que ano foi produzida a última unidade do Citroën 2CV?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

O último dos… Citroën 2CV feitos “falava” português

Mais artigos em Autopédia