Notícias Mazda MX-5 vs Abarth 124 Spider. Qual dos “irmãos” é mais rápido?

Arranque a Frio

Mazda MX-5 vs Abarth 124 Spider. Qual dos “irmãos” é mais rápido?

Há mais a unir o Mazda MX-5 e o Abarth 124 Spider do que a separá-los. Será o "coração" atmosférico do primeiro mais forte que o "coração" turbo do segundo?

Mazda MX-5 vs Abarth 124 Spider

Não deixa de ser interessante que, apesar de tudo o que une o Mazda MX-5 e o Abarth 124 Spider, haja defensores tão acérrimos de um perante o outro, como se nada tivessem em comum.

Bem, deixem-nos colocar mais um pouco de gasolina nessa fogueira com esta drag race efetuada pelo canal (homónimo) de Federico Leo.

O que verdadeiramente separa os dois é o motor. De um lado temos o 2,0 l atmosférico do MX-5, com 184 cv e 205 Nm; do outro o 1,4 l turbocomprimido do 124 Spider, com 170 cv e 250 Nm. Ambos com caixas manuais de seis velocidades — de origem Mazda —, e ambos com tração traseira.

VÊ TAMBÉM: Testámos TODOS os Abarth da atualidade em pista

O MX-5 tem mais 14 cv e menos 30 kg de peso, o que lhe dá vantagem no papel. Mas os 45 Nm adicionais do 124 Spider atingidos 1500 rpm mais cedo poderão ter uma palavra a dizer. Pelo menos na prova de arranque lançado, onde a maior força do motor pode fazer diferença.

Independentemente do resultado, não é em retas que vamos tirar o melhor proveito destes dois roadsters… É mesmo numa qualquer estrada serpenteante. Boas curvas!


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.