Arranque a Frio

“Sai da frente, quero passar. Sou uma carrinha branca comercial”

Reza a lenda desde tempos imemoriais que nada é mais rápido na estrada do que uma muito branca carrinha comercial. O momento da verdade.

Não interessa o que conduzes… Até pode ser essa nova criatura capaz de moldar o tecido do espaço-tempo à sua vontade que dá pelo nome de Tuatara, mas também ele será vítima do clarão emanado dos olhos da branca carrinha comercial que rapidamente se aproxima por detrás — foste avisado, sai da frente, ela quer passar.

Não te deixes enganar pelos modestos números que esta Fiat Ducato apresenta — 130 cv extraídos do 2.3 Multijet. Nesta era de “factos alternativos”, sabemos que devem ser muitos mais… Como se explica que sejam os objetos rolantes mais rápidos sobre o asfalto?

Brincadeiras à parte, não sabemos o que deu “na cabeça” do canal TopSpeedGermany para levar uma Ducato de 2012 para a autobahn e tentar levá-la ao fim do velocímetro — será que conseguiu? —, mas ainda bem que o fez.

VÊ TAMBÉM: V8 do Hellcat, mais de 700 cv! Ram 1500 TRX, o pior pesadelo da Ford F-150 Raptor
Fiat Ducato 2012

Acaba por ser mais fascinante ver um veículo improvável atingir os limites da sua performance, do que outro, de alta performance, que sabemos que os consegue atingir com relativa facilidade.

Mais fascinante seria se conseguissem uma Ducato “americana”, a Ram ProMaster. Tudo porque a Ducato do outro lado do Atlântico tem um 3.6 V6 a gasolina, com pouco mais de 280 cv(!).


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe responder a esta?
Qual a autonomia combinada oficial do Tesla Model 3 Long Range?

Mais artigos em Notícias