Notícias Opel Corsa B 1.0, 3 cilindros e 54 cv. Será que atinge a sua velocidade máxima?

Vídeo

Opel Corsa B 1.0, 3 cilindros e 54 cv. Será que atinge a sua velocidade máxima?

Um 1.0 de três cilindros, um Opel Corsa B e um troço sem limite de velocidade de uma autobahn. Não é preciso explicar o que vai acontecer, pois não?

Opel Corsa B

Revelado em 1995 — há 25 anos — no protótipo MAXX, o primeiro o motor 1.0 l de três cilindros da Opel apenas chegaria ao humilde Opel Corsa B em 1997.

Com 973 cm3 de capacidade e 12 válvulas (quatro válvulas por cilindro), no pequeno protótipo este propulsor debitava 50 cv e 90 Nm de binário, valores bem distantes dos que vemos hoje em dia nos mil de três cilindros.

Quando chegou ao Opel Corsa B, a potência já havia subido para os 54 cv às 5600 rpm, no entanto o binário tinha descido para os 82 Nm às 2800 rpm — tudo isto sem um “milagroso” turbo a ajudar.

VÊ TAMBÉM: Afinal, os motores de três cilindros são bons ou não? Problemas e vantagens
Opel 1.0 l Ecotec três cilindros
Eis o primeiro três cilindros da Opel. Sem turbo, este motor oferecia 54 cv.

Com números desta magnitude, a ideia de levar um Opel Corsa B equipado com este pequeno motor até uma autobahn para tentar alcançar a sua velocidade máxima pode parecer algo descabido. Curiosamente, foi precisamente isso que alguém decidiu fazer.

Uma tarefa difícil

Como podes ver no vídeo, o pequeno três cilindros que equipa este Corsa B rapidamente revela a sua preferência por ritmos mais moderados.

Ainda assim, até aos 120 km/h o pequeno Opel Corsa B até revelou alguma “genica”, alcançando a velocidade máxima legal em Portugal sem grandes dificuldades.

VÊ TAMBÉM: Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”

O problema foi daí para a frente… A tentativa de alcançar os 160 km/h (no velocímetro), um valor que, curiosamente, é 10 km/h superior aos 150 km/h de velocidade máxima anunciada, levou algum e mais algum tempo.

Apesar das dificuldades, o primeiro motor de três cilindros da Opel não deixou créditos por mãos alheias, e atingiu essa velocidade épica como podes confirmar no vídeo.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Opel Calibra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento