Arranque a Frio

Tuatara. Bastam 2,5s para ir das 60 às 120 mph (96-193 km/h)

O SSC Tuatara quer ser o automóvel mais rápido do mundo… Começam a surgir alguns dados sobre a sua monstruosa performance.

O desenvolvimento do SSC Tuatara tem sido demorado — vimo-lo a primeira vez em 2011 —, mas parece estar finalmente pronto para começar a ser entregue aos 100 proprietários que o encomendaram.

É um dos candidatos a automóvel mais rápido do mundo, pretendendo atingir a barreira absurda dos 500 km/h e para isso conta com um muito possante V8 montado em posição central traseira. Com 5.9 l e dois turbos, quando alimentado com E85 é capaz de produzir 1770 cv, transmitidos apenas às rodas traseiras via uma caixa robotizada de sete velocidades.

Não foram ainda divulgados dados oficiais relativos às suas prestações, mas numa entrevista à Top Gear, Jerod Shelby, o chefe da SSC, deu-nos a pequena informação que revelamos em título: bastam 2,5s para ir das 60 mph até às 120 mph (dos 96 km/h aos 193 km/h).

Um valor obtido pelo responsável de afinação do V8 do SSC Tuatara que ficou estupefacto quando o conseguiu. De acordo com ele, são valores de aceleração equivalentes aos que ele costuma ver em veículos de competição (para drag races) de tração integral, altamente modificados, com 2500-3000 bhp (2535-3042 cv)!

Performance parece não faltar ao SSC Tuatara!

TENS DE VER: Três carros querem atingir os 500 km/h. Sabes quais são?

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Mais artigos em Notícias