Notícias Skoda cria uma aplicação que “ouve” o carro para detetar avarias

Tecnologia

Skoda cria uma aplicação que “ouve” o carro para detetar avarias

Chama-se “Sound Analyser”, recorre a inteligência artificial e é a aplicação com que a Skoda quer detetar avarias através dos sons emitidos pelo carro.

App Skoda Analyser

Quantas vezes não te apercebeste de que algo não estava bem com o teu carro devido “àquele barulho estranho”? Ciente da importância dos sons emitidos pelos carros no diagnóstico de avarias, a Skoda criou uma app chamada de “Sound Analyser”.

Ainda um “protótipo”, esta app já se encontra em testes em situações reais, estando a ser utilizada em 245 concessionários da marca checa em 14 países.

De acordo com a Skoda, a “Sound Analyser” usa inteligência artificial para comparar os sons emitidos pelo carro (e depois registados) com os presentes numa extensa base de dados.

VÊ TAMBÉM: Adeus, Skoda Citigo. Volkswagen Up! e SEAT Mii a seguir?
App Skoda Analyser
A app pode ser utilizada com um simples smartphone ou tablet, fazendo lembrar a bem conhecida app Shazam.

Como funciona?

Após gravar o som emitido pelo carro, a aplicação transforma o arquivo de áudio num espectrograma que retrata visualmente os sinais acústicos. Depois, a tecnologia de inteligência artificial usa este espectrograma e compara-o com as gravações em base de dados à procura de quaisquer desvios.

Quando estes são detetados, o algoritmo da “Sound Analyser” categoriza-os de acordo com a necessidade potencial de manutenção ou reparação, de acordo com padrões pré-determinados. Tudo isto permite avaliar rapidamente o estado em que se encontram as peças de desgaste e desta forma avisar os técnicos da Skoda de alguma reparação que possa ser necessária.

App Skoda Analyser
Para já, a app deteta dez padrões sonoros, mas o objetivo passa por aumentar o número de padrões que esta consegue “decifrar”.
VÊ TAMBÉM: Enyaq iV. Já sabemos quanto custa o primeiro SUV elétrico da Skoda

Ainda segundo a marca checa neste momento a app consegue já reconhecer dez padrões (com uma eficácia de 90%). Entre estes encontram-se padrões de som de componentes como o compressor do ar condicionado, da direção e até das embraiagens das caixas DSG.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Skoda Tudor?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nada está a salvo. Skoda Tudor, o protótipo que até seria roubado