Notícias A Kia vai desenvolver uma nova plataforma para veículos militares

Indústria

A Kia vai desenvolver uma nova plataforma para veículos militares

Além de uma plataforma para veículos militares de 2,5 a cinco toneladas a Kia vai ainda usar a plataforma do SUV Mohave para criar um veículo militar.

Kia projetos militares

Há muito dedicada à produção de veículos militares (já produziu 140 mil veículos destinados às forças armadas) a Kia quer aplicar toda a sua experiência na criação de uma plataforma standard para a próxima geração deste tipo de veículos.

O objetivo da marca sul-coreana passa por criar uma plataforma que sirva de base ao mais variado tipo de veículos militares com um peso entre 2,5 e cinco toneladas.

É intenção da Kia produzir os primeiros protótipos de veículos de média dimensão ainda este ano, submetê-los à avaliação do governo sul-coreano já em 2021 e, se tudo correr de acordo com o planeado, ter os primeiros modelos a entrarem ao serviço em 2024.

Kia projetos militares
Há muito que a Kia está envolvida no desenvolvimento e produção de veículos para as forças armadas.

De acordo com a Kia, estes modelos contarão com um motor Diesel de 7.0 l e caixa automática e vão recorrer a sistemas como o ABS, assistente de estacionamento, navegação e até um monitor que permite observar o que se passa em seu redor. A criação de uma plataforma modular permitirá criar variantes com equipamentos ou armamentos específicos.

Hidrogénio também é aposta

Além desta nova plataforma, a Kia planeia também criar um ATV não só para uso militar como de lazer ou industrial, com base no chassis do Kia Mohave, um dos SUV da marca sul-coreana.

Por fim, a Kia parece também apostada em explorar o potencial da tecnologia fuel cell a hidrogénio no contexto militar. Segundo a Kia, esta tecnologia pode ser aplicada não só em veículos militares como em geradores de emergência.

O plano da marca sul-coreana passa por, no futuro, aplicar a experiência e os avanços conseguidos no desenvolvimento e produção de veículos para o exército nos seus projetos de PBV (Purpose-Built Vehicle).

Sabe esta resposta?
Em que ano surgiu o primeiro Jeep Wrangler?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A história do Jeep, das origens militares ao Wrangler
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

A história do Jeep, das origens militares ao Wrangler