Notícias A Hyundai e a Kia vão investir ainda mais nos fuel cell

Tecnologia

A Hyundai e a Kia vão investir ainda mais nos fuel cell

A aposta da Hyundai Motor Group na tecnologia fuel cell é para continuar. A empresa sul-coreana quer produzir 700 mil sistemas de fuel cell por ano em 2030.

Hyundai Nexo

A Hyundai Motor Group (que inclui as marcas Hyundai e Kia) já é uma das maiores investidoras na tecnologia fuel cell, mas o investimento vai crescer. A confirmação veio durante a revelação do plano “FCEV Vision 2030”, no qual reafirma a vontade de ajudar a acelerar o desenvolvimento de uma sociedade movida a hidrogénio.

A Hyundai Motor Group espera que a procura de veículos que recorrem à tecnologia da pilha de combustível de hidrogénio venha a crescer para cerca de duas milhões de unidades por ano por volta de 2030 e por isso está a planear investir ainda mais na investigação desta tecnologia e na produção da mesma.

O primeiro passo do plano “FCEV Vision 2030” é a construção de uma nova fábrica para produzir os sistemas fuel cell em Chungju, na Coreia do Sul. Assim, a empresa Hyundai Mobis Co., que produz estes sistemas, verá a capacidade de produção aumentar dos atuais 3000 por ano para os 40 000 por ano em 2022.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Hyundai Kauai Electric. Carga máxima!
Hyundai NEXO
A Hyundai pretende que no futuro não seja apenas o NEXO a contar com um sistema elétrico deste género.

Futuro do fuel cell não é só nos automóveis

Até 2030 a Hyundai Motor Group quer ter uma capacidade de produção de sistemas fuel cell de 700 mil unidades por ano, sendo que a empresa sul-coreana espera produzir cerca de 500 mil veículos elétricos a pilha de combustível por ano, sejam de passageiros ou comerciais.

Para além disso, a Hyundai Motor Group pretende fornecer a sua tecnologia fuel cell a outros construtores, sejam de automóveis, drones, navios, empilhadoras e até para produzir e armazenar energia.

"Vamos expandir o nosso papel para além do setor automóvel e vamos desempenhar um papel fundamental na transformação da sociedade para o uso de enrgias "limpas" e tornar o hidrogénio uma fonte de energia economicamente viável"

Eui-sun Chung, vice-chairman da Hyundai Motor Group

Depois de ter lançado em 2013 o Hyundai ix35 Fuel Cell, a empresa sul-coreana lançou o Hyundai NEXO este ano, um modelo criado de raíz para estar equipado com o sistema fuel cell. Entretanto a Kia está a preparar um modelo fuel cell com base na plataforma do Hyundai NEXO que será lançado em 2021.

Em junho, a Hyundai e a Audi chegaram a acordo para desenvolver em conjunto a tecnologia usada pelos veículos movidos a hidrogénio.

RELACIONADO: Hyundai e Audi unem esforços

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Hyundai i30 N?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já conduzi o FWD de que toda a gente fala, o novo Hyundai i30 N