Notícias Efeito Covid-19. 89% dos portugueses preferem carro próprio a transportes públicos

Mobilidade

Efeito Covid-19. 89% dos portugueses preferem carro próprio a transportes públicos

Os efeitos da pandemia colocam o carro próprio como o meio preferido para nos deslocarmos, e a compra online de automóveis ganha adeptos, diz inquérito.

Trânsito

A Covid-19 influenciou os hábitos de compra e mobilidade dos portugueses. 89% dos portugueses estão mais propensos a andar de carro próprio do que a utilizar transportes públicos e 20% dos condutores considera agora comprar um veículo totalmente online.

Estas são as principais conclusões do Covid-19 Mobility Survey levado a cabo pela CarNext.com, o mercado online europeu de carros usados.

As preocupações de segurança são fundamentais para os condutores portugueses.

  • 89% das pessoas inquiridas assumiram maior probabilidade de conduzir um automóvel privado em vez de utilizarem transportes públicos;
  • 64% dos inquiridos dizem sentir-se “inseguros” na utilização de soluções de carsharing;
  • 62% dos portugueses dizem já ter considerado conduzir em vez de viajar de avião no seu próximo período de férias;
  • 20% dos portugueses diz que adquirir um veículo online é mais provável agora do que antes da pandemia provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19);
  • Ainda no campo das compras online, 29% dos portugueses dizem que estariam mais dispostos a comprar um carro online se a entrega ao domicílio estivesse disponível, 57% se fosse oferecida uma garantia de reembolso e 68% se fosse fornecido um histórico completo de manutenção e verificações mecânicas.
VÊ TAMBÉM: Futuro da Mercedes-Benz. Aposta nos elétricos e nas submarcas AMG, Maybach e G
Geely icon
O futuro das compras automóveis? O Geely Icon podia ser comprado online durante o confinamento, com entrega ao domicílio, e até um drone entregava-nos a chave, caso vivêssemos num andar que não o rés do chão ou cave.

Luis Lopes, Managing Director da CarNext.com, refere que estas são mudanças estruturais que provam que a compra de automóveis online não é apenas uma tendência temporária, mas uma parte essencial do “novo normal”.

O CarNext.com Covid-19 Mobility Survey é um inquérito que contou com a participação de 500 portugueses (com idades compreendidas entre os 25 e os 50 anos e com uma divisão de género equitativa) e que analisou o impacto que o Covid-19 teve nos hábitos de compra e de mobilidade. Realizado em agosto de 2020 pela OnePoll, inclui as respostas de três mil condutores de seis países: Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha e Países Baixos.


Consulta a Fleet Magazine para mais artigos sobre o mercado automóvel.