Notícias Manuais dos carros demoram em média mais de 6 horas a ler

Arranque a Frio

Manuais dos carros demoram em média mais de 6 horas a ler

Os manuais dos carros podem ter tantas ou mais palavras e demorar tanto ou mais a ler que um romance ou até… o Senhor dos Anéis: As Duas Torres.

Audi manual

Foi o que a Bristol Street Motors, uma rede de comércio automóvel britânica, descobriu através de uma sondagem e pesquisa pelo universo dos manuais dos carros.

Eles compararam os manuais de 30 dos modelos mais populares no Reino Unido e chegaram à conclusão que, em média, são precisas 6h17min para ler um de uma ponta à outra, sem interrupções.

Qual o carro com o maior manual? Dos modelos contemplados é o do Audi A3 (geração não especificada) que leva a taça. São 167 699 palavras a ler, tarefa que demora 11h45min! O pódio fica preenchido pelo SEAT Ibiza e pelo Mercedes-Benz Classe C com, respetivamente, 154 657 palavras (10h50min) e 152 875 palavras (10h42min). Fica com a lista completa:

Manuais dos carros
VÊ TAMBÉM: Renovada Ford F-150 passou a poupar 290 000 kg de papel por ano. Como?

Bem, considera que os manuais dos carros analisados estão em inglês. Suspeitamos que se fosse em português o número de palavras e o tempo para as ler seria ainda maior.

Mas quem é que se dá ao trabalho de ler o manual do carro de uma ponta à outra? No caso dos 350 inquiridos pela Bristol Street Motors, 29% (101 pessoas) sim, lêem-no todo. Fica a saber mais sobre os manuais dos carros mais longos.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual destas características não fazia parte do Nissan 200SX?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Coupés dos anos 90 (parte 2). Depois dos europeus, os coupés japoneses