Notícias Nissan testa tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) em projeto pioneiro nos Açores

Elétricos

Nissan testa tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) em projeto pioneiro nos Açores

Recorrendo a 10 Nissan Leaf e e-NV200, a Nissan está a participar num projeto pioneiro nos Açores para testar a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G).

Nissan projeto V2G
PGR/José António Rodrigues

Com o objetivo de testar em situação real a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), a Nissan participa num projeto piloto liderado pela Galp com uma frota de dez Nissan Leaf e e-NV200 da Eletricidade dos Açores (EDA).

Desenvolvido em parceria com a Galp, a Eletricidade dos Açores (EDA), a Nuvve, a MagnumCap, a DGEG, a Direção Regional de Energia dos Açores e a ERSE, este projeto em curso na ilha de São Miguel é o primeiro a decorrer em Portugal com uma escala de nível europeu.

Em curso desde abril, este projeto já permitiu injetar na rede elétrica cerca de 13,4 MWh, o equivalente ao consumo médio de 15 casas por dia.

VÊ TAMBÉM: Nissan Leaf e+ 62 kWh (217 cv). Testámos o Leaf mais POTENTE de sempre
Nissan projeto V2G
PGR/José António Rodrigues

A tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G)

Caso não saibas, a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) permite que um automóvel elétrico carregue a sua bateria ou, em alternativa, que esta forneça energia à rede elétrica.

Segundo a Nissan, esta tecnologia permitirá aos utilizadores de automóveis elétricos o acesso a uma poupança na fatura de energia e a uma receita associada à prestação de serviços à rede elétrica.

Desta forma estes passam não só a ser utilizadores como agentes ativos na prestação de serviços auxiliares ao sistema elétrico.

Nissan projeto V2G
PGR/José António Rodrigues
VÊ TAMBÉM: Expetativas. O Ariya pode vir a ser o elétrico mais vendido da Nissan

Com este projeto piloto a Nissan contribui ainda para a criação de um enquadramento legal com vista à passagem da fase piloto para a fase de mercado.

Desta forma, espera-se que surjam novos modelos de negócio e novas abordagens para o mercado elétrico.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência da variante mais potente do Nissan X-Trail 1.3 DIG-T?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nissan X-Trail 1.3 DIG-T testado. Vale a pena optar pelo Qashqai?