Notícias 60 anos do E-Type darão origem a 12 especiais Jaguar E-Type “60 Edition”

Efeméride

60 anos do E-Type darão origem a 12 especiais Jaguar E-Type “60 Edition”

Em março de 2021 o E-Type comemora 60 anos, razão para a Jaguar ir restaurar 12 exemplares do modelo, criando o Jaguar E-Type "60 Edition".

Jaguar E-Type 60 Edition

Um dos maiores ícones da Jaguar, o E-Type, comemora 60 anos em março de 2021 e para celebrar a efeméride a marca britânica criará seis pares de Jaguar E-Type “60 Edition”.

Num perfeito exemplo de restomod, a Jaguar Classic vai restaurar doze exemplares do E-Type 3.8 da década de 60 do século passado de acordo com as especificações de dois E-Type especiais.

A Jaguar pretende homenagear dois dos E-Type mais famosos da história, os “9600 HP” e “77 RW” (uma referência às suas matrículas) que foram os protagonistas da apresentação do modelo no Salão de Genebra de 1961.

VÊ TAMBÉM: A Jaguar Land Rover tem um novo CEO: Thierry Bolloré
Jaguar E-Type
“9600 HP” e o “77 RW”, os dois E-Type que a Jaguar pretende homenagear com estes 12 exemplares.

Os exemplares homenageados

Começando pelo Jaguar E-Type Coupé com a matrícula “9600 HP” pintado na cor Opalescent Gunmetal Grey, foi um dos dois primeiros E-Type revelados aos convidados presentes no Parc des Eaux Vives.

Eram definitivamente outros tempos. Na noite anterior à da apresentação na Suíça, o elegante coupé permanecia em Coventry, no Reino Unido. Para chegar a tempo da sua revelação na Suíça no dia seguinte, foi conduzido, durante toda a noite, até ao país helvético, chegando minutos antes da grande revelação — numa época em autoestradas não eram ainda tão comuns assim.

Já o E-Type com a matrícula “77 RW” pintado no icónico British Racing Green, é um roadster, e acabou por se ver envolvido na apresentação do Jaguar E-Type de forma algo curiosa, já que inicialmente não estava previsto estar presente durante a revelação.

Jaguar E-Type
Jaguar E-Type “77 RW”.
VÊ TAMBÉM: Heresia? Restomod eletrifica o Lancia Delta Integrale

Para fazer face à enorme procura por parte do público para testar o carro, foi pedido ao engenheiro de testes e desenvolvimento da Jaguar, Norman Dewis, que parasse tudo o que estava a fazer e levasse também este exemplar do desportivo de Coventry até Genebra. A viagem deve ter sido épica. Dois Jaguar E-Type, novinhos em folha, a “rasgar” durante toda a noite pela Europa continental até ao seu destino final, na Suíça.

Depois desta elevada demanda, ambos os modelos foram ainda usados nas provas de estrada levadas a cabo pelos jornalistas, onde comprovaram a sua capacidade de alcançar uns então impressionantes (e ainda hoje dignos de registo) 240 km/h de velocidade máxima.

Jaguar E-Type
Jaguar E-Type “9600 HP”.
VÊ TAMBÉM: Nem o Fiat 500 Jolly escapou ao restomod e à eletrificação

Os Jaguar E-Type “60 Edition”

No que diz respeito aos 12 Jaguar E-Type “60 Edition”, seis destes serão inspirados no coupé “9600 HP” e outros seis serão inspirados no roadster “77 RW”, estando reservadas para ambos pinturas especiais destinadas a homenagear os modelos originais.

Jaguar E-Type
O “9600 HP” e o “77 RW” pertencem a uma era em que a logística à volta a revelação dos modelos era bem mais simples, mas não menos desafiante.

Para já, o preço destes exclusivos restomod continua a ser desconhecido nem se sabe se a Jaguar Classic irá proceder a melhorias no capítulo mecânico.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Jaguar E-PACE?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Teste ao Jaguar E-PACE. Tudo o que precisas saber
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Teste ao Jaguar E-PACE. Tudo o que precisas saber