Notícias Alfa Romeo Giulia GTA 1300 Junior by Alfaholics. Obra de arte?

Restomod

Alfa Romeo Giulia GTA 1300 Junior by Alfaholics. Obra de arte?

Como se o Alfa Romeo Giulia GTA 1300 Junior já não fosse especial o suficiente, este passou pelas mãos capazes da Alfaholics.

Alfa Romeo Giulia GTA 1300 Junior Alfaholics

O Alfa Romeo Giulia GTA 1300 Junior, surgido em 1968, poucos anos após o Giulia GTA original de 1600 cm3, pode ter sido o degrau de acesso aos Giulia GTA, mas não era menos apaixonante e desejável por isso.

Extraía 97 cv do seu quatro cilindros em linha de 1,3 l, o que em combinação com a sua modesta massa — 920 kg — já permitia prestações de respeito na altura. Talvez não “respeitáveis” o suficiente, como demonstra este exemplar, tocado pela britânica Alfaholics. 

Na Alfaholics fala-se, respira-se, vive-se tudo o que é Alfa Romeo. Ficou conhecida pelo GTA-R, uma máquina diabólica construída praticamente de raíz, mas os seus serviços são bem mais vastos.

TENS DE VER: Estes são os 5 clássicos reimaginados mais desejados
Alfa Romeo Giulia GTA 1300 Junior Alfaholics

A Alfaholics faz desde restauros “puros e duros” aos Alfa Romeo de outrora, como também faz atualizações e/ou melhoramentos que encaixam na definição daquilo a que hoje chamamos de restomod (um misturar de restauro e modificação).

E um restomod, algo substancial, foi o que aconteceu a este Alfa Romeo Giulia  GTA 1300 Junior.

Alfa Romeo Giulia GTA 1300 Junior Alfaholics

O modelo em questão foi encontrado pela própria Alfaholics que o desmontou até só “sobrar” a carroçaria, sem que nenhum trabalho de restauro tenha sido efetuado a esta. Ao remontar o GTA Junior, a Alfaholics dotou-o com as mesmas especificações mecânicas do seu GTA-R, assim como um novo interior, também com especificações GTA-R.

VÊ TAMBÉM: Heresia? Restomod eletrifica o Lancia Delta Integrale

Que especificações são essas?

O motor original de 1,3 l deu lugar ao 2,1 l da Alfaholics — uma evolução do 2.0 Twin Spark da marca de Arese —, com borboletas de acelerador independentes e uma centralina da Motec. Resultado: a potência passa dos “simpáticos” 97 cv para uns bem mais sérios 233 cv!

Alfa Romeo Giulia GTA 1300 Junior Alfaholics

Para conseguir lidar com este salto de potência considerável, tudo o resto — transmissão, chassis — teve de ser elevado ao mesmo nível do motor. Assim, tal como o motor, a Alfaholics foi buscar ao mais radical GTA-R maior parte do hardware para o chassis e transmissão.

Passamos então a ter uma caixa de velocidades de relações curtas, um diferencial autoblocante, o sistema de refrigeração (GTA-R 290), assim como o mesmo sistema de direção, suspensão e travagem, sem esquecer as rodas de igual dimensão (7″x15″).

À performance acrescida junta-se também mais conforto e conveniência para o dia a dia. Este Alfa Romeo Giulia GTA 1300 Junior foi isolado com Dynamat e traz ar condicionado (da Alfaholics). O tabliê é o mesmo do 1750 GT Veloce, ainda que acabado com a mesma especificação do GTA-R da Alfaholics, o que implica o recurso a pele e Alcantara. Os bancos também provêem do GTA-R e até os faróis são agora LED.

Pormenores não faltam a este Alfa Romeo Giulia GTA 1300 Junior que o tornam numa máquina ainda mais especial — não são apenas os 911 clássicos que podem ser re-imaginados. Da própria Alfaholics:

(…) é uma maravilhosa mistura de aparência clássica subtil e uma qualidade de condução ultra refinada, com performance e comportamento capaz de bater um (Porsche) 911 moderno. Um verdadeiro lobo em pele de cordeiro (…)

Alfa Romeo Giulia GTA 1300 Junior Alfaholics