Notícias Este Celica tem tração traseira e um V8. Ainda a pensar naquele Supra?

Tuning

Este Celica tem tração traseira e um V8. Ainda a pensar naquele Supra?

Criado por um engenheiro da Toyota, com tração traseira e um V8 debaixo do capot, será que este Toyota Celica faz esquecer o Supra?

Toyota Celica V8
Facebook Marketplace

Se achas que o Supra é “demasiado germânico” e o GT86 pouco potente, então o Toyota Celica de que te falamos hoje pode muito bem ser a escolha ideal.

Fruto do génio inventivo de um engenheiro da própria Toyota, este Celica de 2003 trocou o quatro cilindros com que contava originalmente por um V8 e, pelo caminho, passou a contar com tração traseira.

Curiosamente, ao contrário do que acontece na maioria dos engine swap made in USA, o V8 não é nenhum small block (proveniente da GM). Em vez disso trata-se de uma unidade japonesa, da própria Toyota, o 3UZ-FE, um V8 com 4.3 l atmosférico já usado pelos Lexus GS e LS.

VÊ TAMBÉM: Supra A80 vs Supra A90, em vídeo. O novo está à altura da LENDA?

Os números deste “novo” Toyota Celica

Graças à adoção deste muito maior V8, o Celica passou a contar, segundo o anunciante, com mais de 320 cv. Um aumento considerável face aos 192 cv que o 1.8 l de quatro cilindros que o equipava anteriormente debitava.

Gostaríamos de saber o quão mais rápido é este super-Celica, mas infelizmente, no que diz respeito às prestações, o anúncio apenas indica que a velocidade máxima é superior a 130 milhas por hora (cerca de 209 km/h).

Toyota Celica V8
Para acomodar o V8 foi preciso fazer alterações na dianteira do Celica. Facebook Marketplace

Segundo o anunciante, o carro cumpre as normas antipoluição e não tem quaisquer problemas eletrónicos (que por vezes “assombram” os engine swap).

Para além do novo motor este Celica recebeu ainda a suspensão e sistema de travagem de um Supra A80, um diferencial autoblocante e as jantes F-Sport de 18” da Lexus. Já no interior, ao que parece também foram levados a cabo alguns melhoramentos.

VÊ TAMBÉM: O Toyota Corolla vai receber o motor do GR Yaris, mas…

Disponível no Facebook Marketplace, este Toyota Celica único tem dois preços. Se o comprador optar pela caixa automática, este custa apenas 29 mil dólares (cerca de 26 mil euros). Já se quiser caixa manual, o valor sobe para os 33 mil dólares (aproximadamente 30 mil euros).

Fontes: Motor1 e Road and Track.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Qual é a cilindrada do Toyota GR Yaris?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota GR Yaris (261 cv). TODOS os detalhes do «super-utilitário» nipónico