Apresentação
Depois do A3 Sportback, Audi revela o novo A3 Sedan
O novo Audi A3 Sedan já é uma realidade. Maior e mais tecnológico que o antecessor, inicialmente vai contar com dois motores a gasolina e um Diesel.

Depois de há uns meses termos conhecido o novo A3 Sportback (que até já pudemos testar), agora é altura de ficarmos a conhecer a segunda geração do Audi A3 Sedan — este não é o rival do CLA ou do Série 2 Gran Coupé, mas a Audi está a preparar um.
Esteticamente e, tal como acontece com o A3 Sportback, o A3 Sedan apostou mais na evolução do que na revolução face ao seu antecessor.
No que diz respeito às dimensões, o Audi A3 Sedan é 4 cm mais comprido que o antecessor (4,50 m no total), 2 cm mais largo (1,82 m) e 1 cm mais alto (1,43 m). Já a distância entre eixos manteve-se igual, tal como a capacidade da bagageira, que oferece 425 litros.
VÊ TAMBÉM: Audi propôs desafio. Mercedes-AMG respondeu com… piões
Tecnologia não lhe falta
Em termos tecnológicos, a evolução do novo Audi A3 Sedan face ao antecessor é evidente, estando este dotado da nova plataforma modular de info-entretenimento (MIB3).
Face à sua antecessora, a MIB3 é 10 vezes mais potente e dispõe de reconhecimento de escrita, comando vocal, funções avançadas de conectividade e navegação em tempo real, e capacidade de ligar o carro à infraestrutura (o famoso Car-to-X).

No interior, encontramos um painel de instrumentos digital de 10,25” ou, opcionalmente, 12,3” quando conta com o Audi Virtual Cockpit e um ecrã central de 10,1”.
VÊ TAMBÉM: Este motor V8 da Audi nunca mudou o óleo. Foi assim que ficouOs motores do Audi A3 Sedan
Previsivelmente, recorre aos mesmos motores do Sportback já conhecido, com o novo Audi A3 Sedan vai estar disponível apenas com três motorizações: duas a gasolina e uma Diesel.
A oferta a gasolina assenta no 1.5 TFSI — 35 TFSI em linguagem Audi — com 150 cv, caixa manual de seis velocidades e consumos médios de 4,7-5,0 l/100 km e emissões de CO2 de 108-114 g/km — variação dos valores é justificada pelas várias configurações possíveis, como por exemplo, a escolha por rodas de maior dimensão.
VÊ TAMBÉM: Audi A4 Avant 35 TDI. Testámos a única A4 Avant que realmente precisas
A outra variante a gasolina assenta no mesmo motor, com o mesmo valor de potência, mas vem equipado com a caixa automática de dupla embraiagem S tronic de sete velocidades e um sistema mild hybrid de 48 V, capaz de oferecer até mais 50 Nm momentaneamente.
Quando equipado com esta motorização, o A3 Sedan anuncia consumos de 4,7-4,9 l/100 km e emissões de CO2 de 107-113 g/km.

Por fim, a oferta Diesel assenta no 2.0 TDI na variante de 150 cv. Este surge associado à caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades S tronic e anuncia consumos de 3,6-3,9 l/100 km e emissões de CO2 de 96-101 g/km.
VÊ TAMBÉM: 95. Este é o número mais temido da indústria automóvel. Sabes porquê?Quando chega e quanto vai custar?
Segundo a Audi, as pré-vendas do A3 Sedan começam na Alemanha e noutros mercados europeus ainda durante este mês de abril. Já a entrega das primeiras unidades está prevista para o verão.

Por enquanto não foram anunciados os preços do novo Audi A3 Sedan para Portugal, mas a marca alemã não se coibiu de revelar os preços para o seu mercado doméstico, o alemão. Por lá, a variante 35 TFSI arranca nos 29 800 euros, sendo que mais tarde está prevista a chegada de uma versão de entrada com motor a gasolina e um preço a começar nos 27 700 euros — não esperem estes preços em Portugal…
VÊ TAMBÉM: Já conduzimos o novo Audi RS Q8. Injeção de testosteronaA equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.
Sabes responder a esta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Audi A4?
Não acertaste.
Mas podes descobrir a resposta aqui:
Audi A4 faz 25 anos. Todas as gerações do Audi mais vendido de sempreEm cheio!!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Audi A4 faz 25 anos. Todas as gerações do Audi mais vendido de sempreMais artigos em Notícias
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL